domingo, 17 de junho de 2012

MELHORES LEITORES premiados com uma visita a Alcobaça


 À semelhança de anos anteriores e sempre com o objetivo de premiar os melhores leitores de todo o agrupamento (do 1º ao 9º ano de escolaridade) e destacar os alunos pelo seu empenho nas atividades da biblioteca e pelo prazer de ler, as bibliotecas escolares promoveram, pelo quinto ano consecutivo, a visita dos MELHORES LEITORES. Desta feita, a visita realizou-se no passado dia 23 de maio e os locais escolhidos foram a biblioteca Municipal de Alcobaça, a Academia de Música de Alcobaça e o Parque dos Monges. O dia foi vivido num ambiente de grande convívio e alegria, por todos os que se diferenciaram pelo gosto pela leitura. Queremos, mais uma vez, deixar aqui o nosso agradecimento à Junta de Freguesia de Santa Catarina, pela disponibilização da verba para o autocarro. Só desta forma tem sido possível concretizar esta iniciativa sem qualquer custo para os alunos. O nosso agradecimento estende-se à Biblioteca Municipal de Alcobaça, Academia de Música e seus professores, que proporcionaram aos nossos alunos uma atividade de sensibilização à música e o contacto com diferentes instrumentos, e ainda, à direção do Parque dos Monges que ofereceu as entradas aos alunos e seus acompanhantes. A todos, um bem-haja!





Ensino da História através da BD

Realizou-se no dia 30 de abril, pelas 14.30h, na biblioteca escolar, uma atividade subordinada ao tema “Ensino da História através da banda desenhada (BD)”.
A referida atividade resultou de uma articulação entre a biblioteca escolar e o departamento de Ciências Sociais e Humanas e foi dinamizada pelo professor convidado, Dr. Luís Fernandes (docente da Universidade Católica Portuguesa de Viseu). O público-alvo da mesma foram os alunos das três turmas do 8.º ano de escolaridade, com o objetivo de ilustrar de que forma a BD pode estar ao serviço do ensino/aprendizagem da disciplina de História, tornando-a mais atrativa e aliciante.
Uma vez que aquela é uma “arte” do agrado desta faixa etária, sabemos que constitui uma forte motivação por forma a cativar os alunos e a tornar a disciplina mais apelativa.
Visto ter-se comemorado mais um aniversário do 25 de abril, este foi um dos assuntos que o convidado selecionou para trabalhar e apresentar através da BD.
A iniciativa decorreu com sucesso, pois os alunos mostraram-se interessados e atentos e, sempre que acharam pertinente, colocaram questões ao docente.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

SANTANINHA

À semelhança de anos anteriores a biblioteca escolar de Santa Catarina irá realizar a SANTANINHA. No entanto e excecionalmente, este mercado, estará Integrado na FEIRA DE AVÓS E NETOS, um projeto desenvolvido pelas estagiárias do curso de Animação Cultural de Educação Comunitária da Escola Superior de Santarém.
A SANTANINHA é um mercado onde tudo se pode trocar e/ou vender: roupas, fruta fresca e bolos, frutos secos, pulseiras e outros objetos de adorno, produtos da horta, livros, antiguidades, coisas úteis e coisas inúteis. Para além de espaço de convívio entre a comunidade escolar, este mercado pretende sensibilizar os seus participantes para a importância da reutilização, prolongando os ciclos de vida dos objetos e minimizando os desperdícios e o consumo.
PARTICIPA!
 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Batalha de Leitura|Poesia e... o 1º prémio vai para... ANDREIA SUSANO do 6º C!

A Andreia Susano, do 6º C, da Escola Básica de Santa Catarina, foi a grande vencedora ao nível do 2º ciclo, ao arrecadar o 1º lugar, na segunda edição da Final Interconcelhia da Batalha de Leitura|Poesia, que decorreu hoje, dia 4 de Maio de 2012, no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro. O Micael Faustino que representou a escola pelo 3º ciclo, embora não tivesse ficado entre os três primeiros classificados, também esteve muito bem! 
A iniciativa é uma organização conjunta dos professores bibliotecários de Caldas da Rainha e Óbidos, que envolve todas as escolas do 2º e 3º ciclos e secundário dos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos e tem como objetivos estimular a relação dos alunos com a poesia e com o texto poético, criar condições para a comunicação e produção poética e desenvolver estratégias de motivação dos jovens para o ato de ler e escrever.
A Final do concurso é antecedida de uma pré-eliminatória dividida em duas fases, para apuramento de um aluno por ciclo/escola. Na primeira fase do concurso estiveram envolvidas todas as turmas do 2º e 3º ciclos da escola, que selecionaram, nas aulas de Língua Portuguesa, um(a) aluno(a) que passou à segunda fase, que teve lugar no Dia Mundial da Poesia, na biblioteca escolar de Santa Catarina. As turmas estiveram representadas pela Sofia Rocha do 5º A, pelo João Lourenço do 5º B, pelo Bruno Silva do 5º C, pela Cláudia Coito do 6º A, pelo Marcelo Alves do 6º B, pela Andreia Susano do 6º C, pelo Micael Faustino do 7º A, pelo Henrique Paulo do 7º B, pelo Miguel Querido do 7º C, pelo Ricardo Antunes do 8º A, pelo Rafael Fialho do 8º B, pela Beatriz Luís do 8º C, pela Sara Funcheira do 9º A, pela Rita Rosário do 9º B e pelo Miguel Luís do 9º C.  
A biblioteca escolar agradece a todos os alunos que participaram e a todos os professores que colaboraram nesta iniciativa.
Parabéns a todos!
Parabéns ANDREIA, por teres ganho esta BATALHA!
Viva a Andreia!
Viva a POESIA!

domingo, 1 de abril de 2012

Comemorar a SEMANA DA LEITURA

Pelo sexto ano consecutivo, o Plano Nacional de Leitura veio propor às escolas e aos agrupamentos que comemorassem a Semana da Leitura. O Agrupamento de Escolas de Santa Catarina aderiu mais uma vez à iniciativa e celebrou o livro e a leitura, entre os dias 1 e 21 de Março. Os dias, foram marcados pela presença dos livros e de atividades diversificadas que serão certamente guardadas na memória de todos os que nelas participaram ou assistiram. Assim, recebemos a visita do jovem autor, Pedro Querido, que apresentou o seu livro de poesia “A Pia Transbordou” e cativou os alunos com a sua sensibilidade e criatividade. Também Raquel Maia Campos, jovem autora caldense, revelou o seu talento para a escrita com a apresentação do seu livro “O Ceptro de Nefertari”.
Tivemos também a leitura/divulgação da coletânia “Reciclomania”, para o pré-escolar e 1º ciclo, a segunda fase das Olimpíadas da Leitura, o concurso Cherub, patrocinado pela Porto Editora, para os alunos do 3.º ciclo, o concurso “Faça Lá um Poema”, para os alunos do 2º e 3º ciclos, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, as sessões de divulgação/sensibilização, junto dos alunos do 2º ciclo, pela professora Teresa Miguel, de Educação Especial, de literatura adaptada para alunos com deficiência e multideficiência, e a apresentação da peça de teatro “Silêncio… Vamos Rir!” (Quadros de Revista), pelos alunos do clube de teatro, para todos os alunos do 2º ciclo e idosos do Centro de Dia do Centro Social e Paroquial de Santa Catarina.
E … os pais, avós, irmãos… vieram, mais uma vez, contar e cantar histórias às salas de aula dos seus familiares, … e houve lugar, mais uma vez,  para o já tradicional “Tempo de Ler”, quarenta e cinco minutos de leitura recreativa, no dia 20 de Março, de manhã – em que todos os elementos da comunidade educativa do agrupamento foram convidados a suspender as suas atividades para, pura e simplesmente, lerem.
Para encerrar a(s) Semana(s) da Leitura, a biblioteca escolar de Santa Catarina, comemorou o Dia Mundial da Poesia com a final/escola da Batalha de Leitura|Poesia e  a leitura e exposição em Literatura de Cordel, de poemas feitos pelos alunos. Os alunos do 9º A, de TED, fizeram também a leitura dramatizada do poema “Trem de Ferro” de Manuel Bandeira. O Dia Mundial da Árvore e da Floresta foi igualmente lembrado, com a leitura da história “A Árvore Generosa” e apresentação da adaptação feita pelos alunos surdos, da mesma obra, em Língua Gestual.
A todos os que colaboraram, abdicando do seu tempo livre em prol dos livros e da leitura, o nosso muito obrigado!


Semana da Leitura... encontro com Raquel Maia Campos

No dia 9 de Março, Raquel Maia Campos, uma jovem autora caldense, esteve na biblioteca escolar de Santa Catarina, para apresentar o seu livro “O Ceptro de Nefertari”, aos alunos do 7º ano. O livro conta a história de Munna, uma rapariga de origem portuguesa que toma a decisão de estudar no Egito, mas descobre que afinal a escola não é exatamente aquilo que ela tinha na ideia. Daí nasce uma grande aventura com muita magia, vidas passadas e um encontro entre duas pessoas separadas há mais de 3000 anos. A autora revelou aos alunos que começou a escrever por volta dos 10/11 anos e que desde muito pequena, tem um especial fascínio pela história do Egito antigo. A ideia de escrever este livro surgiu a partir de uma viagem que fez ao Egito quando tinha 18 anos. A experiência vivida, misturada com vidas passadas, magia, romance e aventura, resultou nesta sua primeira obra que pretende ser uma trilogia.


terça-feira, 6 de março de 2012

Semana da Leitura - encontro com Pedro Querido

No dia 1 de Março, para assinalar a abertura da Semana da Leitura, a biblioteca escolar de Santa Catarina, marcou encontro com Pedro Querido, um jovem autor, ex-aluno desta escola, para apresentação aos alunos do 9º ano, do seu livro de poesia “A Pia transbordou”. Pedro Querido, falou abertamente sobre o seu percurso estudantil, contou aos alunos que desde muito cedo se interessou pela escrita e que a sua curta passagem e vivências na cidade de Lisboa, o inspiraram positivamente na criação de alguns dos poemas do seu livro.
A sua poesia revela uma enorme criatividade e sensibilidade. Através dos poemas, o autor exprime aquilo que sente e que faz parte da sua vida. Ao mesmo tempo, como é descrito no prefácio, por Luís Raposo mostra-nos “(…) situações de um certo “folclore nacional”, que tantas vezes vai sendo esquecido, e que o autor mistura com uma visão gradualmente urbanizada, que foi adquirindo à medida que se fixou na cidade”.
O autor é também um apaixonado pelas artes, principalmente pela música, expressa também nos seus poemas como “Toca Guitarra Toca” e conta já com alguns dos seus poemas cantados com músicas que ele próprio compõe.
No final, os alunos presentes foram convidados a ler alguns poemas do seu livro e foi ao som da guitarra que o Pedro cantou um dos seus poemas, para desta forma encerrar as sessões.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Comemorar o DIA DE S. VALENTIM

Para comemorar o Dia de S. Valentim, a Biblioteca Escolar, associou-se ao Projeto de Promoção e Educação para a Saúde e articulou as suas atividades com o Centro Social e Paroquial de Santa Catarina, no âmbito do projeto de estágio do curso de Animação Cultural e Educação Comunitária da nossa funcionária Ofélia Costa. A iniciativa contou, igualmente, com a colaboração dos educadores, professores do 1º ciclo, professores de Língua Portuguesa,  de Educação Musical e diretores de turma.

As atividades sugeridas, que tiveram como objetivo refletir sobre o amor e a importância dos afetos, envolveram os alunos do agrupamento, pais/encarregados de educação, professores, funcionários e os idosos do Centro de Dia do Centro Social e Paroquial de Santa Catarina, entre os dias 6 e 17 de fevereiro. Assim, e dando asas à imaginação, os alunos, com a ajuda dos professores, criaram frases sobre o amor que foram posteriormente utilizadas na confeção de um lenço dos namorados gigante. Para esse efeito, foi dinamizado, na biblioteca escolar, um workshop no qual participaram professores, funcionários e os idosos que ensinaram os alunos a bordar. Os educadores, professores do 1º ciclo e encarregados de educação do agrupamento, foram também convidados a pesquisar sobre a origem dos lenços dos namorados e a recriarem com os seus alunos/educandos um lenço em papel, que culminou numa exposição no dia 14 de Fevereiro. Os lenços considerados mais originais e criativos foram, o da Laura Marques do pré escolar da escola básica de Santa Catarina e o da Joana Granil do 3º ano da escola básica de Carvalhal Benfeito. Decorreu também um concurso de postais, aberto para todos os alunos, que puderam desta forma partilhar poemas e declarações de amor e amizade e do qual saíram vencedores os alunos Lara Coito, do 3º C, Catarina Simões do 5º A e Micael Faustino do 7º A. A comunidade educativa pode ainda visionar um P. Point sobre a história dos Lenços dos Namorados e assistir à atuação da turma do 5º A, que com o apoio da professora de música, cantaram a canção “Cinderela” de Carlos Paião acompanhada de Língua Gestual Portuguesa. Os alunos do pré escolar e do 1º ciclo vieram à biblioteca ouvir a história de Pedro Seromenho, “Felismina Cartolina e João Papelão - uma paixão de papel e cartão”. Para lembrar o Dia, foram oferecidos chocolates, no bar da escola, com o patrocínio da Bombondrice e confecionados, pelos alunos da Educação Especial, biscoitos em forma de coração, para acompanhar o chá do amor com os quais presenteamos os idosos que nos visitaram.






quinta-feira, 1 de março de 2012

PALESTRA: DIREITOS HUMANOS NAS OBRAS DE PAULA REGO E JUDY CHICAGO (opinião)

No dia 7 de Fevereiro de 2012, fomos à biblioteca para assistir a uma palestra sobre os Direitos Humanos nas obras de duas artistas famosas (Paula Rego e Judy Chicago). Quando lá entrámos deparámo-nos com o seguinte título: «VOTO DE NÃO SILÊNCIO». A professora e investigadora em arte contemporânea e museologia, Genoveva Oliveira, que está a desenvolver um trabalho de investigação entre a Penn State, EUA e o museu Casa das Histórias|Paula Rego, explicou-nos que nunca devemos calar a nossa indignação, nem voltar as costas ao que achamos que está mal. Devemos revoltar-nos contra as injustiças, defender os outros.  A professora Genoveva Oliveira mostrou-nos também um PowerPoint sobre os Direitos Humanos que finalizava com a análise de alguns quadros e exposições das duas artistas (Paula Rego e Judy Chicago). No geral a turma comportou-se bem e esteve muito participativa. Achei muito interessante porque fiquei a saber que, através da arte (música, pintura, etc.), se podem expressar sentimentos e muitas outras coisas, que nos fazem entender e questionar a nossa realidade do dia a dia.
Trabalho realizado por João Filipe Marques 6ºC nº13
 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Dia de S. Valentim

Semana 06 a 10 de Fevereiro

- Pesquisar a origem e história dosLenços dos Namorados(alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo) e (re)criar um lenço dos namorados em papel com a colaboração dos Encarregados de Educação.
- Produzir frases ou quadras sobre o amor, os afetos, a amizade...(serão posteriormente utilizadas num workshop que constará na confeção de um lenço dos namorados gigante).
- Criar o coração mais original para o concurso de “corações”. (vamos Amar a nossa escola decorando-a com corações criativos e originais).
- Correio do Amor (concurso de postais, basta escreveres um postal e colocá-lo na caixa de correio do Amor que se encontra na Biblioteca).

Semana 13 a 17 de Fevereiro

- Exposição dos trabalhos dos alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo ((re)criação de um lenço dos namorados em papel)
- Visionamento de um Power Point alusivo à origem e história dos Lenços dos Namorados
- Workshop (bordar um “Lenço dos Namorados” gigante com a colaboração dos alunos, professores, funcionários e idosos do Centro de Dia)
- Karaoke (músicas de André Sardet – acompanhadas com Língua Gestual pelos alunos de LGP e por todos os que quiserem participar nesta iniciativa)
- Entrega de Prémios aos vencedores (o lenço de papel mais gracioso, o coração e o postal mais original e a frase mais criativa, com o patrocinio da BOMBONDRICE).
- Exposição de Literatura na biblioteca relacionada com o tema.



Atividade da Biblioteca Escolar em articulação com o Projeto de Promoção e Educação para a Saúde e o Centro Social e Paroquial de Santa Catarina                        

domingo, 22 de janeiro de 2012

O escritor e ilustrador Pedro Seromenho veio à nossa Biblioteca


No dia seis de Janeiro, dia de Reis, a turma do 4º D foi convida para ir à Biblioteca conhecer e confraternizar com o escritor Pedro Seromenho. Ele, falou e mostrou os livros que já escreveu há algum tempo e, também mostrou várias ilustrações feitas por si. Explicou, que foi convidado pela Sociedade Ponto Verde para escrever a coletânea “RecicloMania”, que contém quatro livros sobre reciclagem. Os livros foram lidos previamente, nas aulas, para conhecermos o seu conteúdo.De seguida, os alunos, quiseram saber como eram feitos os livros e o Pedro Seromenho explicou-lhes com todos os pormenores. O autor, fez um desenho com as ideias dos alunos, que ficou muito giro. O desenho, falava de um menino que não gostava de doces e que viajava pelo espaço num foguetão e, ficou sem combustível, aterrando num planeta de doces.
Por último, os alunos fizeram algumas perguntas ao escritor e seguiu-se uma pequena sessão de autógrafos.
Foi importante e divertido para nós, termos conhecido um escritor ao vivo.
                                                                      
                  Texto conjunto da turma do 4º D















terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Promover a saúde das costas

No dia 15 de Dezembro de 2011, a biblioteca escolar de Santa Catarina promoveu, em parceria com o projeto de Promoção e Educação para a Saúde, um encontro com a fisioterapeuta Teresinha Noronha, para apresentação do seu livro “Os Meninos das Costas Perfeitas”. A atividade direcionada para pais, professores e alunos, teve como objetivo não só, a divulgação do livro, mas também sensibilizar essencialmente os pais e os alunos, para a correta utlização das mochilas. A autora é membro fundador da Associação “Pelas Nossas Costas”, administradora da causa “Saúde às Costas”, membro de investigação dos Fatores de Risco de Requialgias dos Adolescentes e coordenadora do Projeto de Promoção de Saúde “Se as Minhas Costas Falassem”.