sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Brincar com a Música

No passado dia 15 de Novembro, todas as crianças do pré-escolar do Agrupamento, tiveram oportunidade de participar na atividade “Brincar com a Música”, dinamizada pela professora bibliotecária, Isabel Seno, do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre. A iniciativa resulta de uma parceria entre bibliotecas escolares e tem como objetivos facilitar a expressão e a criatividade, ajudar a comunicação e a integração no grupo, desenvolver a atenção/concentração e a memória auditiva e contribuir para o desenvolvimento da expressão corporal e adaptação ao espaço.

Pré-escolar da escola básica e de Santa Catarina
Pré-escolar de Carvalhal Benfeito
Pré-escolar da Ramalhosa
Pré-escolar da escola básica de Alvorninha

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Poesias a rimar com José Fanha

No passado dia 3 de Novembro, com a colaboração da Casa das Artes da Rainha, todos os alunos do pré-escolar do Agrupamento e os alunos do 1º ano da Escola Básica de Santa Catarina, Carvalhal Benfeito e Alvorninha, tiveram a honra de receber o escritor e poeta José Fanha. Os encontros decorreram no espaço das bibliotecas escolares, num ambiente muito animado e de grande cumplicidade, com as poesias declamadas e as histórias reais e inventadas pelo autor. José Fanha, também apreciou e autografou o trabalho feito pelos alunos do pré-escolar, baseado nos seus livros "O Dia em que a Mata Ardeu" e "O Dia em que o Mar Desapareceu", no âmbito do projeto "Histórias a Andar". É com muito orgulho que deixamos aqui o nosso agradecimento ao escritor pela sua presença, simpatia, disponibilidade e alegria.
Na biblioteca escolar de Santa Catarina

Na escola básica de Carvalhal Benfeito

Na biblioteca Escolar de Alvorninha

sábado, 8 de outubro de 2011

LIGA-TE aos outros - Ano Europeu do Voluntariado 2011

Marca a diferença e... adere a este projeto!
O projeto destina-se a todos os alunos a partir do 7º ano. A ideia consiste na apresentação de propostas para resolver, através de actividades de voluntariado,  problemas locais que os próprios detetem. A AMI selecionará os três projetos mais consistentes e financiará os mesmos. (fonte;RBE)





Se quiseres saber mais informa-te aqui, na AMI 


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mercado de "SANTANINHA"

Integrada nas actividades de encerramento do ano Lectivo, a Biblioteca Escolar da EB de Santa Catarina realizou, à semelhança de anos anteriores, mais uma SANTANINHA! A SANTANINHA é um mercado onde tudo se pode trocar e/ou vender desde roupas a brinquedos usados, jogos, DVDs e CDS, fruta e bolos, pulseiras, livros e marcadores de livros, produtos hortícolas e animais, antiguidades, coisas úteis e coisas inúteis. Esta iniciativa para além de ser um momento de convívio entre alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e comunidade local pretende sensibilizar os seus participantes para a importância da reutilização, prolongando os ciclos de vida dos objectos e minimizando os desperdícios e o consumo.
Destacamos a pronta colaboração dos pais/encarregados de educação, dos alunos, dos docentes e dos funcionários na cedência de produtos, objectos de diferente natureza, na confecção da doçaria e na ajuda prestada para a sua realização. O dinheiro apurado nas vendas reverteu mais uma vez para a biblioteca escolar.
A todos os que participaram e visitaram a "SANTANINHA" contribuindo para o seu sucesso, o nosso muito obrigada!

Visita dos "MELHORES LEITORES 2010/2011!"

Com o objectivo de premiar os melhores leitores de todo o Agrupamento e destacar os alunos pelo seu empenho nas actividades da biblioteca e pelo prazer de ler, as bibliotecas escolares promoveram, pelo quarto ano consecutivo, mais uma fantástica visita! Desta vez, os locais eleitos foram, o parque temático/sensorial da Pia do Urso em S. Mamede, a biblioteca Municipal da Batalha e a feira do Livro e do jogo na vila da  Batalha.
Podermos oferecer este prémio a quem se diferencia pelo gosto dos livros é para nós muito gratificante.
Todos os alunos premiados receberam ainda o diploma de Melhor Leitor e um CD com as fotografias tiradas durante a visita.
Um agradecimento  à Junta de freguesia de Santa Catarina pela disponibilização da verba para o gasóleo. Só deste modo tem sido possível a realização da visita sem custos para os alunos. Um bem-haja!

Parque temático/sensorial da Pia do Urso



 

Biblioteca Municipal da Batalha







Feira do Livro e do Jogo na vila da Batalha
Grupo dos melhores leitores do Agrupamento

domingo, 12 de junho de 2011

Vem aí a SANTANINHA!

Integrada nas actividades de encerramento do ano Lectivo, a Biblioteca Escolar da EBI/JI irá realizar,  à semelhança de anos anteriores, a SANTANINHA.  
A SANTANINHA é um mercado onde tudo se pode trocar e/ou vender: roupas, brinquedos usados, jogos, DVDs e CDS, fruta e bolos, pulseiras e marcadores de livros, produtos hortícolas e animais, livros, antiguidades, coisas úteis e coisas inúteis.
Para além de espaço de convívio entre a comunidade escolar, este mercado pretende sensibilizar os seus participantes para a importância da reutilização, prolongando os ciclos de vida dos objectos e minimizando os desperdícios e o consumo.
Quem pode participar: todos os alunos, professores, funcionários do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina, encarregados de educação, pais e familiares que queiram colaborar.
Como funciona: os participantes trazem os seus produtos/objectos, organizam-se com o professor responsável e expõem-nos para troca ou venda (deverão trazer uma manta para o efeito).
Os produtos não poderão ser vendidos por um valor superior a 1,5 euros.
O dinheiro apurado nas vendas reverterá para as bibliotecas escolares do Agrupamento.

PARTICIPA! 

domingo, 15 de maio de 2011

BATALHA DE LEITURA|POESIA

A Daniela Silva do 5.º A e a Inês Santos do 7.º C foram apuradas para representar a nossa escola na final da Batalha de Leitura|Poesia que se realizará,  no dia 20 de Maio, no Parque D. Carlos I nas Caldas da Rainha. Conforme já foi divulgado a iniciativa contará com a participação de todas as escolas do 2º e 3º ciclo e secundário, do concelho de Caldas da Rainha e Óbidos.

As grandes finalistas,  Daniela e a Inês

Na primeira fase do concurso participaram todas as turmas do 2.º e 3.º ciclo. As turmas foram representadas na segunda fase do concurso pela Daniela Silva do 5.º A, o Marcelo Alves do 5.º B, a Andreia Susano do 5.ºC, a Inês Morgado do 6.º A, a Marta Lopes do 6.º B, a Joana mATEUS do 6.º C, o Ricardo Antunes do 7.º A, o Rafael Fialho do 7.º B, a Inês Santos do 7.º C, a Sara Funcheira do 8.º A, a Rita Vicente do 8.º B, o Tiago Marques do 8.º C, a Patrícia Inácio do 9.º A, a Rita Correia do 9.º B e o David Marques do 9.º C. A biblioteca escolar agradece a todos os alunos que participaram e a todos os professores que colaboraram nesta iniciativa.

Parabéns a todos! Força Daniela e Inês!!!!

Os alunos finalistas do 2.º ciclo


terça-feira, 10 de maio de 2011

BATALHA DE LEITURA|POESIA



25 de Abril, sempre!

“25 de Abril, sempre!” Este famoso grito da luta democrática dos anos 70 em Portugal foi o mote para as comemorações da Revolução dos Cravos na EBI/JI de Santa Catarina.

Com os olhos nos factos passados mas com a mente no futuro propusemo-nos a envolver a comunidade escolar em actividades que relembrassem os valores pelos quais centenas de pessoas lutaram naquela madrugada de Abril.
Assim, de 26 a 29 de Abril todos se envolveram no processo revolucionário de construção de uma democracia. Com a ajuda dos alunos das turmas 8º C e 9º C foram elaborados powerpoints temáticos que nos levaram a conhecer valores como a democracia, a igualdade e a liberdade, do corpo e do espírito, e a redescobrir alguns dos factos e músicas que marcaram a nossa história e, consequentemente, a nossa identidade nacional. 

Workshop Sub18

Na tentativa de preservar as memórias de uma comunidade a BE recuperou no seu espaço a ideia do Mural de Abril e organizou uma mostra do seu espólio “mais revolucionário”. Ainda com o apoio precioso da BE foram dinamizados, no dia 27 de Abril, dois workshops com as turmas de 8º e 9º ano, com o intuito de debater o que é a política e apelar à participação cívica dos jovens, pois só assim a democracia perdurará. Esta actividade intitulou-se “Workshop sub 18” e foi dinamizada com a presença de representantes da nossa política, nomeadamente, um deputado da Assembleia da República e um vereador de uma autarquia.

"histórias com História na biblioteca" com "Vamos a Votos!"

Os mais pequenos tiveram no dia 29 de Abril o seu apelo à cidadania, mediante a participação no projecto “histórias com História” dinamizado pela professora Sónia Araújo. Assim, as turmas de 6º ano ouviram a história “Vamos a votos!” de José Jorge Letria e reflectiram sobre a importância de expressar a sua vontade de uma forma democrática. As turmas do 1º ciclo descobriram através da história “O andarilho da voz de ouro”, J. Jorge Letria, um outro protagonista da Revolução e (re)visitaram a sua música numa actividade intitulada “Zeca Sempre”.
A forte e activa participação dos alunos levam-nos a pensar que a Revolução continua e que o 25 de Abril acontece realmente todos os anos, mostrando-se como um projecto de futuro!


Através das "histórias com História" na biblioteca, os alunos do 1.º ciclo ficaram a conhecer  Zeca Afonso
 
Sónia Araújo