sexta-feira, 15 de abril de 2011

Semana da Leitura em destaque na biblioteca de Alvorninha

 Escritora e contadora encantam
No conjunto das iniciativas da Semana da Leitura que no caso do nosso agrupamento se estendeu por três semanas, de 21 de Março a 8 de Abril, foram várias as iniciativas de que já fomos dando conta neste jornal, apenas mais uma nota para destacar a contadora de histórias Julieta Franco que presenteou alunos e professores do 1º Ciclo com o seu mundo de trapos e de sonhos, onde alegres, coloridas e simpáticas personagens, recriadas em fantoches, manuseados com a participação dos alunos, contaram a história “O sonho da princesa Clarice”, para encanto de todos os presentes. No final houve pozinhos da lua e guizinhos para todos, espalhando-se a magia da Fada das Cores por toda a nossa escola. A escritora Vanda Furtado Marques apresentou às turmas do pré-escolar o seu livro “A Estrela do Rei”, vestida em sintonia com o livro, o cabelo enfeitado de estrelas e com uma cana de pescar estrelas cativou a plateia com uma história que nos ensina a aceitar que não podemos ter tudo o que queremos. Vários encarregados de educação vieram à escola, ler livros para os alunos, o que muito agradou a todos e deixou cheios de orgulho os respectivos educandos. O destaque vai ainda para a exposição intitulada “A Floresta Encantada” onde doze quadros de alunos do 4º  E recriam uma floresta mágica onde vivem em harmonia seres da natureza e seres fantásticos: duendes, gnomos, fadas, elfos…



Mais iniciativas da Semana da leitura
Prémios para quem lê 
No passado dia 25 de Março foram entregues aos alunos vencedores os prémios da iniciativa “Cada vez leio +”. Esta iniciativa visa premiar os alunos que leram durante mais tempo na biblioteca. Foi uma das formas que encontrámos para estimular a leitura autónoma nos alunos e aumentar o tempo a ela dedicado. A vencedora foi a Margarida Costa do 2ºB com 77 minutos de leitura, mas a turma do 2º B também está de parabéns, pois 9 dos 10 alunos premiados pertencem a esta turma.

“Leituras Luminosas - Plantar poesia”
No dia 8 de Abril, último dia da Semana da Leitura, alunos e professores juntaram-se no espaço da biblioteca para dizer poesia. O título escolhido para a iniciativa pretende sugerir que a poesia tem o poder de iluminar a mente, por um lado e por outro lado, homenageia os Dias Mundiais da Floresta e da Poesia. As poesias escolhidas fazem parte do livro “Herbário” de Jorge Sousa Braga. Este livro tem lindas poesias para diferentes tipos de plantas. Os alunos gostaram de participar nesta actividade e no final ficou combinado mais momentos destes no 3º período.
Aqui fica uma poesia para vos aguçar o gosto!
Arte amiga do ambiente
A finalizar julgo ser merecedora de realce a decoração da nossa escola onde se procurou reutilizar materiais decorrentes de embalagens e/ou anteriormente empregues noutros artefactos ou situações. O cartão das embalagens das novas estantes da biblioteca e os jornais foram a base de inúmeras produções. A foto abaixo mostra pormenor da entrada da escola.


quinta-feira, 14 de abril de 2011

SEMANA DA LEITURA 2011

Pelo quinto ano consecutivo, o Plano Nacional de Leitura veio propor às escolas e aos agrupamentos que comemorassem a Semana da Leitura. E, pelo quinto ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Santa Catarina celebrou o livro e a leitura, entre os dias 21 de Março e 8 de Abril. Durante estes dias, os livros estiveram ainda mais presentes do que durante o resto do ano e houve várias actividades que, certamente, ficarão na memória de todos os que nelas participaram ou assistiram. Assim, recebemos a visita da “contadora de histórias” (como ela faz questão de se definir) Julieta Franco, que abriu as portas do seu Mundo de Fantasia, desta vez, para os nossos alunos do primeiro ciclo – as bibliotecas da EBI/JI e de Alvorninha foram invadidas por personagens feitas de trapo… e de sonhos. Também Vanda Furtado Marques esteve no dia 28 de Março na EB de Alvorninha e a 31 de Março nos Jardins do Carvalhal Benfeito e Antas e na BE da EBI/JI, onde apresentou o seu último livro – O Rei e a Estrela - aos meninos do pré-escolar. No último dia, 8 de Abril, tivemos a visita de um jovem que se inicia na arte da poesia, Tiago d’Almeida, que veio apresentar o seu livro Versos Rasgados…aos alunos dos 8º e 9º anos.
Mas tivemos também a primeira fase das Batalhas da Leitura|Poesia, uma acção promovida pelas bibliotecas em articulação com a coordenação do PNL e professores de Língua Portuguesa (das escolas do 2º e 3º ciclos e secundário dos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos), nas quais participaram todos os alunos dos 2º e 3º ciclos da EBI/JI; as “histórias com História” animaram, igualmente, a biblioteca da EBI/JI, numa apresentação feita pela professora Sónia Araújo, da equipa da biblioteca escolar, para os alunos do 5º ano; a segunda fase das Olimpíadas da Leitura, o Concurso de Ortografia dinamizado pelas professoras de Língua Portuguesa (com participação de todos os alunos do 5º e do 6º anos), a Feira do Livro… A leitura de poemas na biblioteca da EBI/JI, pelos alunos do 5º C sob orientação da professora de Língua Portuguesa e construíram a Árvore da Poesia; A participação dos alunos Carolina Roque Santos e Filipe Antunes do Couto do 6ºA e da aluna Joana Carolina Mateus do 6ºC no Concurso “O Cartaz da Minha Escola”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, no âmbito da Semana da leitura e subordinado ao tema Leitura, Floresta e Energia… Um agradecimento especial às professoras Manuela Oliveira e Susana Silva, sem as quais estas actividades não teriam sido possíveis!   
As alunas Beatriz Luís, do 7ºC, Ana Margarida Pinto, do 8ºC, e Raquel Rocha, do 9ºA, que participaram na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu em Alcobaça. A Raquel Rocha, do 9ºA que passou à fase final do mesmo concurso realizado no dia 2 de Abril, no cineteatro de Alcobaça e embora não tenha passado à fase nacional que decorrerá em Lisboa, em Junho, esteve muito bem e merece os nossos parabéns!
E tantas outras actividades… os pais, avós e e irmãos vieram contar e cantar histórias às salas de aula dos seus familiares, alunas do 6º A  e do 9º A leram histórias aos meninos do pré-escolar e do 1º ciclo … e houve lugar para o já tradicional “Tempo de Ler”, quarenta e cinco minutos de leitura recreativa, no dia 25 de Março, de manhã – em que todos os elementos da comunidade educativa foram convidados a suspenderem as suas actividades para, pura e simplesmente, lerem.
Foi uma (três…) semana tão cheia, que não há palavras para agradecer a todos os que colaboraram, abdicando do seu tempo livre em prol dos livros e da leitura. A todos, BEM-HAJAM!

Eudora Pereira (professora bibliotecária)
Sílvia Pedro (coordenadora do Plano Nacional de Leitura)




segunda-feira, 11 de abril de 2011

Biblioteca Escolar de Alvorninha – espaço família

No dia 24 de Março, pelas 17 horas, aconteceu na nossa biblioteca uma oficina pedagógica para pais e encarregados de educação, intitulada “Formação de Leitores”. Foi um momento de reflexão sobre a importância da leitura e sobre o acto de ler em si. Viram-se filmes, foram apresentadas sugestões sobre o que ler, onde e como. A ênfase foi colocada na necessidade de tornar a leitura uma fonte prazer e na relevância que a família assume neste contexto.

sábado, 9 de abril de 2011

BIBLIOBURRO


Luís Soriano, professor, natural de La Gloria, Colômbia com o objectivo de fazer chegar livros às zonas rurais criou o “Biblioburro”. Acredita que deste modo pode melhorar a vida dessas populações. Para isso utiliza dois burros, o Alfa e o Beto que transportam as mais diversas leituras. Semanalmente, aventura-se a percorrer essas zonas rurais, onde encontra, as crianças à sua espera, para o ouvirem contar uma história e fazer a requisição domiciliária.

É fantástico!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Concurso Nacional de Leitura

A Raquel, a Ana Margarida, a Beatriz e a professora Silvia no auditório da BM de Alcobaça

As alunas Beatriz Luís (7.ºC), Ana Margarida Pinto (8.ºC) e Raquel Rocha (9.ºA) participaram hoje, dia 28 de Março, na final distrital do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu em Alcobaça. Acompanhadas pelas professoras Eudora Pereira e Sílvia Pedro, foram muito bem recebidas na Biblioteca Municipal, onde prestaram provas escritas, bem como colegas de outras escolas do distrito, enquanto os professores eram brindados com uma visita guiada ao Mosteiro de Alcobaça. Seguiu-se um peddy-paper no Mosteiro, onde alunos e professores   conviveram e passaram momentos muito agradáveis. A manhã terminou com um almoço servido nas instalações da Biblioteca Municipal. 

Parabéns às três alunas e à Raquel, em particular, pois encontra-se entre os oito alunos do terceiro ciclo do distrito de Leiria que vão apresentar provas orais, no próximo sábado, dia 2 de Abril. Destes oito alunos, quatro serão os representantes do distrito na final nacional, que será transmitida pela RTP.

Boa sorte!
Concurso Nacional de Leitura - Biblioteca de Alcobaça

SEMANA DA LEITURA com... contadores de histórias e escritores

segunda-feira, 21 de março de 2011

Tempo de ler...


            O nosso agrupamento irá comemorar a Semana da Leitura 2011 entre 21 de Março e 8 de Abril.
            Esta iniciativa, da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura, destina-se a celebrar e incentivar o prazer de ler entre crianças, jovens e adultos.
            Vamos desenvolver várias actividades e repetir uma que foi um sucesso:
Tempo de ler…
            Assim, no dia 25 de Março, às 10h15, vamos parar tudo o que estivermos a fazer e vamos, durante 45 minutos, dedicar-nos ao prazer da leitura. Toda a comunidade escolar é convidada a
Parar para Ler…
            Cada aluno, professor ou funcionário do Agrupamento deverá trazer um livro para a sua leitura.
            Contamos com a participação entusiástica de todos…
                       
                Boas leituras!

sexta-feira, 18 de março de 2011

POESIA EM FOLHAS A4

No dia 21 de Março comemora-se o Dia Mundial da POESIA.
Escreve um poema e vem até à biblioteca da EBI/JI  ajudar a construir a ÁRVORE DA POESIA.

Contamos contigo!

quinta-feira, 17 de março de 2011

SEMANA DA LEITURA - convite

Aos pais e encarregados de educação:
         
         O PLANO NACIONAL DA LEITURA propôs a todas as escolas que organizassem actividades educativas para comemorar a Semana da Leitura 2011 que, no nosso agrupamento, irá decorrer de 21 de Março a 8 de Abril. São três Semanas da Leitura!
            É com prazer que a nossa escola adere novamente a esta iniciativa, destinada a celebrar e incentivar a leitura entre crianças e jovens.
            Eis algumas das actividades que iremos realizar:
- Leituras na sala de aula e na biblioteca
- Encontros com escritores
- Olimpíadas da Leitura
- Exposição de trabalhos dos alunos
- Decoração da escola

Gostaríamos de poder contar com pais, outros familiares e amigos para virem à escola:
·         Apresentar aos alunos da turma um livro que considerem apropriado ou contarem uma história com o apoio de um livro.
Gostaríamos também de poder contar convosco para em casa:
·          Lerem com o(a) vosso(a) filho(a) uma história, um poema, ou um livro.

domingo, 6 de março de 2011

UM AGRADECIMENTO MUITO ESPECIAL!

A biblioteca da EBI/JI está, agora, mais bonita e mais acolhedora. Estamos tão felizes que já nos esquecemos de como ela foi. Contudo, ela serviu-nos para pesquisar nos textos científicos e para sonhar com os textos poéticos.
 Hoje, em melhores condições, esperamos conseguir atingir grupos menos acessíveis (os senhores Encarregados de Educação, por exemplo), e atrair novos leitores e outros investigadores.
Não foi fácil decidir interromper, por alguns dias, a nossa colaboração dentro e fora do Agrupamento. A necessidade obrigou-nos mas recebemos um presente maravilhoso: a colaboração atenta, empenhada e eficaz dos nossos alunos que se apresentaram, voluntariamente, como ajudantes. Foi necessário muito trabalho. Retirar todos os documentos, limpar o pó que se vai acumulando naturalmente, transportar materiais pesados e depois organizar tudo, de novo, talvez melhor do que antes, para que o nosso trabalho de partilha do saber se torne cada vez mais aliciante e feliz. 
Neste momento, cabe-nos agradecer aos nossos alunos o empenho e o carinho com que nos ajudaram e reiterar o nosso desejo de continuarmos a colaborar na formação e no desenvolvimento de todos.
O nosso agradecimento estende-se, igualmente, a alguns professores desta escola que também se disponibilizaram para auxiliarem nesta nobre tarefa.
                                                                                  
                                                                                                      A Professora Bibliotecária


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

EXPOSIÇÃO - Letras e Cores. Ideias e Autores da República

No ano em que se comemoram cem anos sobre a implantação da República, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, apresenta a exposição «Letras e Cores, Ideias e Autores da República».
A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-             
-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, a DGLB convidou os ilustradores:

João Vaz de Carvalho
Afonso Cruz, Bernardo Carvalho
Marta Torrão, Teresa Lima
Rachel Caiano
Jorge Miguel
Carla Nazareth
Gémeo Luís
Alex Gozblau

 a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época:

- Ultimatum, Monarquia
- 5 de Outubro
- Igreja
- Educação
- Mulheres
- Modernismo
- Grande Guerra
- Chiado
- Revistas

O resultado mostra de que forma literatura e arte, passado e presente, se podem cruzar de forma coerente e harmoniosa, dando corpo a um percurso fulcral da história portuguesa contemporânea: o triunfo da ideia republicana de cidadania, a instauração do regime, a participação de Portugal na I Grande Guerra e a vida política, social, cultural e artística deste período.
O design da exposição é de Luís Mendonça.

exposição «Letras e Cores, Ideias e Autores da República», resulta de uma  parceria com a Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha e estará patente até ao dia 15 de Fevereiro no átrio de entrada da EBI/JI de Santa Catarina.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

histórias com História

Nomes, datas e locais são normalmente os ingredientes da História, mas este ano a Escola de Santa Catarina pretende avivar a curiosidade dos seus alunos e dar-lhes a conhecer as outras histórias da História.
Usamos como desculpa os nomes, os locais e as datas e procuramos os alicerces do nosso saber e do nosso ser. Começámos pelos alunos de 1º ciclo.
Assim, em Outubro descobrimos um “soldado milhões” que na 1ª Guerra glorificou a nação portuguesa não pelos mortos que fez, mas pelos vivos que salvou. A um de Novembro vimos Lisboa tremer (de 1755, claro!) e conhecemos o rei D. José e o seu marquês de Pombal através da aguadeira de serviço. No mês de Dezembro o espírito de Natal conquistou-nos e a partir da história A noite de Natal fomos à descoberta do passado e do presente do Natal e dos seus símbolos. O desafio alargou-se aos quintos anos e a partir da leitura do livro Os três reis do Oriente, os alunos foram convidados a criar um Rei Mago e a prolongar o espírito natalício.
O labirinto da História é rico e aliciante vem descobri-lo connosco ao longo do ano, numa biblioteca (muito especial) perto de ti!

Sónia Araújo


Cantar as Janeiras em Alvorninha

“Os idosos aqui vêm cantar”

Música: “Já passei a roupa a ferro”

Nesta escola tão bonita
Meninos lindos aqui moram
Venham-nos dar a Janeira
Não nos deixem ir embora

Os idosos vêm cantar
Dar as boas festas
Bom ano desejar

Ó mestres desta escola
Prontinhos a ensinar
Cheguem-se aqui à porta
Para a moeda largar

Os idosos vêm cantar
Dar as boas festas
Bom ano desejar

A todos muito obrigado
Desejamos Boas Festas
Nossa Senhora ajude
A pessoas como estas

Os idosos vêm cantar
Dar as boas festas
Bom ano desejar



 
 Foi desta forma alegre e bem disposta que, no dia 6 de Janeiro, os idosos do Centro de Dia entraram na EB de Alvorninha para nos desejarem um Bom Ano!
Depois de se cantarem as Janeiras, todos juntos assistiram, na Biblioteca, à apresentação do PWP “Três Reis a Caminho de Belém”.
E porque era Dia de Reis, foi tempo de oferecer presentes: desenhos feitos pelas crianças e uma telha muito bonita para decorar o Centro de Dia!
A tarde não terminou sem que se partilhasse um chá, uma fatia de Bolo Rei e, claro, muitas histórias!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cabaz de Natal

Como vem sendo hábito, a biblioteca escolar da EBI/JI de Santa Catarina promoveu mais um Cabaz de Natal. O objectivo desta iniciativa é angariar fundos que se destinam a enriquecer o seu espólio. A Inês Gomes do 6º B, vendeu as rifas e a  feliz contemplada foi a D. Rosa Frias do Casal do Giro – Antas. 
Muitos Parabéns!
Aproveitamos também, para agradecer a todos os professores e funcionários da EBI/JI que contribuíram com os produtos para o Cabaz e principalmente pela disponibilidade demonstrada.
Um bem-haja!