sábado, 9 de abril de 2011

BIBLIOBURRO


Luís Soriano, professor, natural de La Gloria, Colômbia com o objectivo de fazer chegar livros às zonas rurais criou o “Biblioburro”. Acredita que deste modo pode melhorar a vida dessas populações. Para isso utiliza dois burros, o Alfa e o Beto que transportam as mais diversas leituras. Semanalmente, aventura-se a percorrer essas zonas rurais, onde encontra, as crianças à sua espera, para o ouvirem contar uma história e fazer a requisição domiciliária.

É fantástico!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Concurso Nacional de Leitura

A Raquel, a Ana Margarida, a Beatriz e a professora Silvia no auditório da BM de Alcobaça

As alunas Beatriz Luís (7.ºC), Ana Margarida Pinto (8.ºC) e Raquel Rocha (9.ºA) participaram hoje, dia 28 de Março, na final distrital do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu em Alcobaça. Acompanhadas pelas professoras Eudora Pereira e Sílvia Pedro, foram muito bem recebidas na Biblioteca Municipal, onde prestaram provas escritas, bem como colegas de outras escolas do distrito, enquanto os professores eram brindados com uma visita guiada ao Mosteiro de Alcobaça. Seguiu-se um peddy-paper no Mosteiro, onde alunos e professores   conviveram e passaram momentos muito agradáveis. A manhã terminou com um almoço servido nas instalações da Biblioteca Municipal. 

Parabéns às três alunas e à Raquel, em particular, pois encontra-se entre os oito alunos do terceiro ciclo do distrito de Leiria que vão apresentar provas orais, no próximo sábado, dia 2 de Abril. Destes oito alunos, quatro serão os representantes do distrito na final nacional, que será transmitida pela RTP.

Boa sorte!
Concurso Nacional de Leitura - Biblioteca de Alcobaça

SEMANA DA LEITURA com... contadores de histórias e escritores

segunda-feira, 21 de março de 2011

Tempo de ler...


            O nosso agrupamento irá comemorar a Semana da Leitura 2011 entre 21 de Março e 8 de Abril.
            Esta iniciativa, da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura, destina-se a celebrar e incentivar o prazer de ler entre crianças, jovens e adultos.
            Vamos desenvolver várias actividades e repetir uma que foi um sucesso:
Tempo de ler…
            Assim, no dia 25 de Março, às 10h15, vamos parar tudo o que estivermos a fazer e vamos, durante 45 minutos, dedicar-nos ao prazer da leitura. Toda a comunidade escolar é convidada a
Parar para Ler…
            Cada aluno, professor ou funcionário do Agrupamento deverá trazer um livro para a sua leitura.
            Contamos com a participação entusiástica de todos…
                       
                Boas leituras!

sexta-feira, 18 de março de 2011

POESIA EM FOLHAS A4

No dia 21 de Março comemora-se o Dia Mundial da POESIA.
Escreve um poema e vem até à biblioteca da EBI/JI  ajudar a construir a ÁRVORE DA POESIA.

Contamos contigo!

quinta-feira, 17 de março de 2011

SEMANA DA LEITURA - convite

Aos pais e encarregados de educação:
         
         O PLANO NACIONAL DA LEITURA propôs a todas as escolas que organizassem actividades educativas para comemorar a Semana da Leitura 2011 que, no nosso agrupamento, irá decorrer de 21 de Março a 8 de Abril. São três Semanas da Leitura!
            É com prazer que a nossa escola adere novamente a esta iniciativa, destinada a celebrar e incentivar a leitura entre crianças e jovens.
            Eis algumas das actividades que iremos realizar:
- Leituras na sala de aula e na biblioteca
- Encontros com escritores
- Olimpíadas da Leitura
- Exposição de trabalhos dos alunos
- Decoração da escola

Gostaríamos de poder contar com pais, outros familiares e amigos para virem à escola:
·         Apresentar aos alunos da turma um livro que considerem apropriado ou contarem uma história com o apoio de um livro.
Gostaríamos também de poder contar convosco para em casa:
·          Lerem com o(a) vosso(a) filho(a) uma história, um poema, ou um livro.

domingo, 6 de março de 2011

UM AGRADECIMENTO MUITO ESPECIAL!

A biblioteca da EBI/JI está, agora, mais bonita e mais acolhedora. Estamos tão felizes que já nos esquecemos de como ela foi. Contudo, ela serviu-nos para pesquisar nos textos científicos e para sonhar com os textos poéticos.
 Hoje, em melhores condições, esperamos conseguir atingir grupos menos acessíveis (os senhores Encarregados de Educação, por exemplo), e atrair novos leitores e outros investigadores.
Não foi fácil decidir interromper, por alguns dias, a nossa colaboração dentro e fora do Agrupamento. A necessidade obrigou-nos mas recebemos um presente maravilhoso: a colaboração atenta, empenhada e eficaz dos nossos alunos que se apresentaram, voluntariamente, como ajudantes. Foi necessário muito trabalho. Retirar todos os documentos, limpar o pó que se vai acumulando naturalmente, transportar materiais pesados e depois organizar tudo, de novo, talvez melhor do que antes, para que o nosso trabalho de partilha do saber se torne cada vez mais aliciante e feliz. 
Neste momento, cabe-nos agradecer aos nossos alunos o empenho e o carinho com que nos ajudaram e reiterar o nosso desejo de continuarmos a colaborar na formação e no desenvolvimento de todos.
O nosso agradecimento estende-se, igualmente, a alguns professores desta escola que também se disponibilizaram para auxiliarem nesta nobre tarefa.
                                                                                  
                                                                                                      A Professora Bibliotecária


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

EXPOSIÇÃO - Letras e Cores. Ideias e Autores da República

No ano em que se comemoram cem anos sobre a implantação da República, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, apresenta a exposição «Letras e Cores, Ideias e Autores da República».
A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-             
-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, a DGLB convidou os ilustradores:

João Vaz de Carvalho
Afonso Cruz, Bernardo Carvalho
Marta Torrão, Teresa Lima
Rachel Caiano
Jorge Miguel
Carla Nazareth
Gémeo Luís
Alex Gozblau

 a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época:

- Ultimatum, Monarquia
- 5 de Outubro
- Igreja
- Educação
- Mulheres
- Modernismo
- Grande Guerra
- Chiado
- Revistas

O resultado mostra de que forma literatura e arte, passado e presente, se podem cruzar de forma coerente e harmoniosa, dando corpo a um percurso fulcral da história portuguesa contemporânea: o triunfo da ideia republicana de cidadania, a instauração do regime, a participação de Portugal na I Grande Guerra e a vida política, social, cultural e artística deste período.
O design da exposição é de Luís Mendonça.

exposição «Letras e Cores, Ideias e Autores da República», resulta de uma  parceria com a Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha e estará patente até ao dia 15 de Fevereiro no átrio de entrada da EBI/JI de Santa Catarina.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

histórias com História

Nomes, datas e locais são normalmente os ingredientes da História, mas este ano a Escola de Santa Catarina pretende avivar a curiosidade dos seus alunos e dar-lhes a conhecer as outras histórias da História.
Usamos como desculpa os nomes, os locais e as datas e procuramos os alicerces do nosso saber e do nosso ser. Começámos pelos alunos de 1º ciclo.
Assim, em Outubro descobrimos um “soldado milhões” que na 1ª Guerra glorificou a nação portuguesa não pelos mortos que fez, mas pelos vivos que salvou. A um de Novembro vimos Lisboa tremer (de 1755, claro!) e conhecemos o rei D. José e o seu marquês de Pombal através da aguadeira de serviço. No mês de Dezembro o espírito de Natal conquistou-nos e a partir da história A noite de Natal fomos à descoberta do passado e do presente do Natal e dos seus símbolos. O desafio alargou-se aos quintos anos e a partir da leitura do livro Os três reis do Oriente, os alunos foram convidados a criar um Rei Mago e a prolongar o espírito natalício.
O labirinto da História é rico e aliciante vem descobri-lo connosco ao longo do ano, numa biblioteca (muito especial) perto de ti!

Sónia Araújo


Cantar as Janeiras em Alvorninha

“Os idosos aqui vêm cantar”

Música: “Já passei a roupa a ferro”

Nesta escola tão bonita
Meninos lindos aqui moram
Venham-nos dar a Janeira
Não nos deixem ir embora

Os idosos vêm cantar
Dar as boas festas
Bom ano desejar

Ó mestres desta escola
Prontinhos a ensinar
Cheguem-se aqui à porta
Para a moeda largar

Os idosos vêm cantar
Dar as boas festas
Bom ano desejar

A todos muito obrigado
Desejamos Boas Festas
Nossa Senhora ajude
A pessoas como estas

Os idosos vêm cantar
Dar as boas festas
Bom ano desejar



 
 Foi desta forma alegre e bem disposta que, no dia 6 de Janeiro, os idosos do Centro de Dia entraram na EB de Alvorninha para nos desejarem um Bom Ano!
Depois de se cantarem as Janeiras, todos juntos assistiram, na Biblioteca, à apresentação do PWP “Três Reis a Caminho de Belém”.
E porque era Dia de Reis, foi tempo de oferecer presentes: desenhos feitos pelas crianças e uma telha muito bonita para decorar o Centro de Dia!
A tarde não terminou sem que se partilhasse um chá, uma fatia de Bolo Rei e, claro, muitas histórias!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cabaz de Natal

Como vem sendo hábito, a biblioteca escolar da EBI/JI de Santa Catarina promoveu mais um Cabaz de Natal. O objectivo desta iniciativa é angariar fundos que se destinam a enriquecer o seu espólio. A Inês Gomes do 6º B, vendeu as rifas e a  feliz contemplada foi a D. Rosa Frias do Casal do Giro – Antas. 
Muitos Parabéns!
Aproveitamos também, para agradecer a todos os professores e funcionários da EBI/JI que contribuíram com os produtos para o Cabaz e principalmente pela disponibilidade demonstrada.
Um bem-haja!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A escritora VANDA MARQUES nas EB das Relvas, Casal da Marinha, Carvalhal Benfeito e Peso

Numa iniciativa da Biblioteca Escolar da EBI/JI, a escritora Vanda Marques esteve nos dias 23 e 25 de Novembro, nas Escolas Básicas do Casal da Marinha, Relvas, Carvalhal Benfeito e Peso para contar a história do seu livro D. Nuno, O Santo cavaleiro.
A escritora, mais uma vez deliciou os mais pequenos, dando a conhecer a vida de uma das personagens mais importantes da História de Portugal.
 
Depois de contar a história, a escritora conversou com os alunos que responderam às suas perguntas e até a surpreenderam, com tanta coisa que tinham aprendido! Aprenderam sobretudo que há valores na vida que são muito importantes como a bondade, a humildade, a persistência, a partilha ou o respeito.

Concurso para os alunos do 2.º Ciclo

O semanário SOL associa-se ao Plano Nacional de Leitura, numa acção que se destina a todos os alunos do 2º ciclo e que tem como finalidade estimular os hábitos de leitura nos mais novos.
Os alunos interessados em participar nesta iniciativa, têm apenas de escrever um conto que dê seguimento a um dos livros da colecção CLÁSSICOS PORTUGUESES CONTADOS ÀS CRIANÇAS, editada pelo semanário SOL. 

Informa-te junto da tua professora de Língua Portuguesa, na biblioteca ou na página do Plano Nacional de Leitura, aqui: 


Os PRÉMIOS SÃO FANTÁSTICOS! 

PARTICIPA!