segunda-feira, 28 de março de 2011
sábado, 26 de março de 2011
segunda-feira, 21 de março de 2011
Tempo de ler...
Esta iniciativa, da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura, destina-se a celebrar e incentivar o prazer de ler entre crianças, jovens e adultos.
Vamos desenvolver várias actividades e repetir uma que foi um sucesso:
Tempo de ler…
Assim, no dia 25 de Março, às 10h15, vamos parar tudo o que estivermos a fazer e vamos, durante 45 minutos, dedicar-nos ao prazer da leitura. Toda a comunidade escolar é convidada a
Parar para Ler…
Cada aluno, professor ou funcionário do Agrupamento deverá trazer um livro para a sua leitura.
Contamos com a participação entusiástica de todos…
Boas leituras!
sexta-feira, 18 de março de 2011
POESIA EM FOLHAS A4
No dia 21 de Março comemora-se o Dia Mundial da POESIA.
Escreve um poema e vem até à biblioteca da EBI/JI ajudar a construir a ÁRVORE DA POESIA.
quinta-feira, 17 de março de 2011
SEMANA DA LEITURA - convite
Aos pais e encarregados de educação:
O PLANO NACIONAL DA LEITURA propôs a todas as escolas que organizassem actividades educativas para comemorar a Semana da Leitura 2011 que, no nosso agrupamento, irá decorrer de 21 de Março a 8 de Abril. São três Semanas da Leitura!
É com prazer que a nossa escola adere novamente a esta iniciativa, destinada a celebrar e incentivar a leitura entre crianças e jovens. Eis algumas das actividades que iremos realizar:
- Leituras na sala de aula e na biblioteca
- Encontros com escritores
- Olimpíadas da Leitura
- Exposição de trabalhos dos alunos
- Decoração da escola
Gostaríamos de poder contar com pais, outros familiares e amigos para virem à escola:
· Apresentar aos alunos da turma um livro que considerem apropriado ou contarem uma história com o apoio de um livro.
Gostaríamos também de poder contar convosco para em casa:
· Lerem com o(a) vosso(a) filho(a) uma história, um poema, ou um livro.
sexta-feira, 11 de março de 2011
domingo, 6 de março de 2011
UM AGRADECIMENTO MUITO ESPECIAL!
A biblioteca da EBI/JI está, agora, mais bonita e mais acolhedora. Estamos tão felizes que já nos esquecemos de como ela foi. Contudo, ela serviu-nos para pesquisar nos textos científicos e para sonhar com os textos poéticos.
Hoje, em melhores condições, esperamos conseguir atingir grupos menos acessíveis (os senhores Encarregados de Educação, por exemplo), e atrair novos leitores e outros investigadores.
Não foi fácil decidir interromper, por alguns dias, a nossa colaboração dentro e fora do Agrupamento. A necessidade obrigou-nos mas recebemos um presente maravilhoso: a colaboração atenta, empenhada e eficaz dos nossos alunos que se apresentaram, voluntariamente, como ajudantes. Foi necessário muito trabalho. Retirar todos os documentos, limpar o pó que se vai acumulando naturalmente, transportar materiais pesados e depois organizar tudo, de novo, talvez melhor do que antes, para que o nosso trabalho de partilha do saber se torne cada vez mais aliciante e feliz.
Neste momento, cabe-nos agradecer aos nossos alunos o empenho e o carinho com que nos ajudaram e reiterar o nosso desejo de continuarmos a colaborar na formação e no desenvolvimento de todos.
O nosso agradecimento estende-se, igualmente, a alguns professores desta escola que também se disponibilizaram para auxiliarem nesta nobre tarefa.
A Professora Bibliotecária
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
EXPOSIÇÃO - Letras e Cores. Ideias e Autores da República
No ano em que se comemoram cem anos sobre a implantação da República, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, apresenta a exposição «Letras e Cores, Ideias e Autores da República».
A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-
-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, a DGLB convidou os ilustradores:
João Vaz de Carvalho
Afonso Cruz, Bernardo Carvalho
Marta Torrão, Teresa Lima
Rachel Caiano
Jorge Miguel
Carla Nazareth
Gémeo Luís
Alex Gozblau
a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época:
- Ultimatum, Monarquia
- 5 de Outubro
- Igreja
- Educação
- Mulheres
- Modernismo
- Grande Guerra
- Chiado
- Revistas
O resultado mostra de que forma literatura e arte, passado e presente, se podem cruzar de forma coerente e harmoniosa, dando corpo a um percurso fulcral da história portuguesa contemporânea: o triunfo da ideia republicana de cidadania, a instauração do regime, a participação de Portugal na I Grande Guerra e a vida política, social, cultural e artística deste período.
O design da exposição é de Luís Mendonça.
A exposição «Letras e Cores, Ideias e Autores da República», resulta de uma parceria com a Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha e estará patente até ao dia 15 de Fevereiro no átrio de entrada da EBI/JI de Santa Catarina.
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
histórias com História
Nomes, datas e locais são normalmente os ingredientes da História, mas este ano a Escola de Santa Catarina pretende avivar a curiosidade dos seus alunos e dar-lhes a conhecer as outras histórias da História.
Usamos como desculpa os nomes, os locais e as datas e procuramos os alicerces do nosso saber e do nosso ser. Começámos pelos alunos de 1º ciclo.
Assim, em Outubro descobrimos um “soldado milhões” que na 1ª Guerra glorificou a nação portuguesa não pelos mortos que fez, mas pelos vivos que salvou. A um de Novembro vimos Lisboa tremer (de 1755, claro!) e conhecemos o rei D. José e o seu marquês de Pombal através da aguadeira de serviço. No mês de Dezembro o espírito de Natal conquistou-nos e a partir da história A noite de Natal fomos à descoberta do passado e do presente do Natal e dos seus símbolos. O desafio alargou-se aos quintos anos e a partir da leitura do livro Os três reis do Oriente, os alunos foram convidados a criar um Rei Mago e a prolongar o espírito natalício.
O labirinto da História é rico e aliciante vem descobri-lo connosco ao longo do ano, numa biblioteca (muito especial) perto de ti!Sónia Araújo
Cantar as Janeiras em Alvorninha
“Os idosos aqui vêm cantar”
Música: “Já passei a roupa a ferro”
Nesta escola tão bonita
Meninos lindos aqui moram
Venham-nos dar a Janeira
Não nos deixem ir embora
Os idosos vêm cantar
Dar as boas festas
Bom ano desejar
Ó mestres desta escola
Prontinhos a ensinar
Cheguem-se aqui à porta
Para a moeda largar
Os idosos vêm cantar
Dar as boas festas
Bom ano desejar
A todos muito obrigado
Desejamos Boas Festas
Nossa Senhora ajude
A pessoas como estas
Os idosos vêm cantar
Dar as boas festas
Bom ano desejar
Foi desta forma alegre e bem disposta que, no dia 6 de Janeiro, os idosos do Centro de Dia entraram na EB de Alvorninha para nos desejarem um Bom Ano!
Depois de se cantarem as Janeiras, todos juntos assistiram, na Biblioteca, à apresentação do PWP “Três Reis a Caminho de Belém”.
E porque era Dia de Reis, foi tempo de oferecer presentes: desenhos feitos pelas crianças e uma telha muito bonita para decorar o Centro de Dia!A tarde não terminou sem que se partilhasse um chá, uma fatia de Bolo Rei e, claro, muitas histórias!
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
domingo, 9 de janeiro de 2011
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Cabaz de Natal
Como vem sendo hábito, a biblioteca escolar da EBI/JI de Santa Catarina promoveu mais um Cabaz de Natal. O objectivo desta iniciativa é angariar fundos que se destinam a enriquecer o seu espólio. A Inês Gomes do 6º B, vendeu as rifas e a feliz contemplada foi a D. Rosa Frias do Casal do Giro – Antas.
Muitos Parabéns!
Aproveitamos também, para agradecer a todos os professores e funcionários da EBI/JI que contribuíram com os produtos para o Cabaz e principalmente pela disponibilidade demonstrada.
Um bem-haja!
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
A escritora VANDA MARQUES nas EB das Relvas, Casal da Marinha, Carvalhal Benfeito e Peso
Depois de contar a história, a escritora conversou com os alunos que responderam às suas perguntas e até a surpreenderam, com tanta coisa que tinham aprendido! Aprenderam sobretudo que há valores na vida que são muito importantes como a bondade, a humildade, a persistência, a partilha ou o respeito.
Concurso para os alunos do 2.º Ciclo
O semanário SOL associa-se ao Plano Nacional de Leitura, numa acção que se destina a todos os alunos do 2º ciclo e que tem como finalidade estimular os hábitos de leitura nos mais novos.
Os alunos interessados em participar nesta iniciativa, têm apenas de escrever um conto que dê seguimento a um dos livros da colecção CLÁSSICOS PORTUGUESES CONTADOS ÀS CRIANÇAS, editada pelo semanário SOL.
Informa-te junto da tua professora de Língua Portuguesa, na biblioteca ou na página do Plano Nacional de Leitura, aqui:
Os PRÉMIOS SÃO FANTÁSTICOS!
PARTICIPA!
PARTICIPA!
terça-feira, 23 de novembro de 2010
UMA AVENTURA LITERÁRIA
Já está a decorrer o concurso "Uma aventura literária 2011". Informa-te com o teu professor de Língua Portuguesa, na Biblioteca ou clica na imagem:
CONCORRE!!!!
Para te inscreveres, clica aqui:
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Bolinho à mistura com bruxinhas, morceguinhos e muito mais!
Na passada 6ª feira, dia 29 de Outubro o ambiente foi de festa na nossa escola. Foram proporcionadas aos alunos diversas actividades, não tem faltado a confecção de pequenas broas para o “Pão-por-Deus, de saquinhos para recolher as oferendas e de pinturas faciais de aranhas, bruxinhas e outros simpáticos seres. Neste dia tivemos também a visita dos idosos do Centro de dia de Alvorninha que não se cansaram de admirar a escola dizendo não terem palavras para expressar o quanto é bonita. Os alunos gostaram de ouvir e, solícitos, foram mostrando todos os trabalhos de embelezamento e decoração já realizados. A Biblioteca Escolar também marcou presença tendo sido apresentado naquele espaço, durante a manhã, pela professora Tânia Silva, o livro de Emily Horn, com ilustrações de Pawel Pawlak.
Os alunos gostaram da história e da personagem principal, o Leonardo, o gato preto que queria encontrar uma bruxa e nem foram precisos feitiços ou poções mágicas para que se mantivessem atentos.
Durante a tarde foram disponibilizados vários exemplares deste livro aos alunos e mais uma vez foi muito gratificante constatar que os alunos os solicitavam e os liam com prazer.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Vanda Marques nas bibliotecas da EBI/JI de Santa Catarina e de Alvorninha
“Há muito, muito tempo atrás, vivia no Reino de Portugal um menino chamado Nuno. Nuno era um sonhador, passava horas e horas a brincar com a sua espada de madeira e a imaginar que era forte e valente, como os cavaleiros do Rei Artur.”
É assim que começa a história do livro que a Vanda veio contar, no dia 25 de Outubro na biblioteca da EBI/JI e no dia 28 de Outubro, na biblioteca de Alvorninha.
Utilizando uma linguagem simples e carinhosa a escritora deu a conhecer , aos mais pequenos, uma das personagens mais importantes da História de Portugal.
O entusiasmo foi grande, fizeram-se muitas perguntas, os mais pequenos aprenderam novas palavras, falou-se de valores, como a partilha e a bondade e os autógrafos foram muitos!
Na biblioteca de Alvorninha, duas encarregadas de educação aceitaram o nosso convite e assistiram também à apresentação do livro.
No final, a escritora foi surpreendida, pelos alunos do 4.º ano da EB de Alvorninha, com a canção "A Batalha de Aljubarrota".
Ora vejam!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
























