quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

histórias com História

Nomes, datas e locais são normalmente os ingredientes da História, mas este ano a Escola de Santa Catarina pretende avivar a curiosidade dos seus alunos e dar-lhes a conhecer as outras histórias da História.
Usamos como desculpa os nomes, os locais e as datas e procuramos os alicerces do nosso saber e do nosso ser. Começámos pelos alunos de 1º ciclo.
Assim, em Outubro descobrimos um “soldado milhões” que na 1ª Guerra glorificou a nação portuguesa não pelos mortos que fez, mas pelos vivos que salvou. A um de Novembro vimos Lisboa tremer (de 1755, claro!) e conhecemos o rei D. José e o seu marquês de Pombal através da aguadeira de serviço. No mês de Dezembro o espírito de Natal conquistou-nos e a partir da história A noite de Natal fomos à descoberta do passado e do presente do Natal e dos seus símbolos. O desafio alargou-se aos quintos anos e a partir da leitura do livro Os três reis do Oriente, os alunos foram convidados a criar um Rei Mago e a prolongar o espírito natalício.
O labirinto da História é rico e aliciante vem descobri-lo connosco ao longo do ano, numa biblioteca (muito especial) perto de ti!

Sónia Araújo


Cantar as Janeiras em Alvorninha

“Os idosos aqui vêm cantar”

Música: “Já passei a roupa a ferro”

Nesta escola tão bonita
Meninos lindos aqui moram
Venham-nos dar a Janeira
Não nos deixem ir embora

Os idosos vêm cantar
Dar as boas festas
Bom ano desejar

Ó mestres desta escola
Prontinhos a ensinar
Cheguem-se aqui à porta
Para a moeda largar

Os idosos vêm cantar
Dar as boas festas
Bom ano desejar

A todos muito obrigado
Desejamos Boas Festas
Nossa Senhora ajude
A pessoas como estas

Os idosos vêm cantar
Dar as boas festas
Bom ano desejar



 
 Foi desta forma alegre e bem disposta que, no dia 6 de Janeiro, os idosos do Centro de Dia entraram na EB de Alvorninha para nos desejarem um Bom Ano!
Depois de se cantarem as Janeiras, todos juntos assistiram, na Biblioteca, à apresentação do PWP “Três Reis a Caminho de Belém”.
E porque era Dia de Reis, foi tempo de oferecer presentes: desenhos feitos pelas crianças e uma telha muito bonita para decorar o Centro de Dia!
A tarde não terminou sem que se partilhasse um chá, uma fatia de Bolo Rei e, claro, muitas histórias!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cabaz de Natal

Como vem sendo hábito, a biblioteca escolar da EBI/JI de Santa Catarina promoveu mais um Cabaz de Natal. O objectivo desta iniciativa é angariar fundos que se destinam a enriquecer o seu espólio. A Inês Gomes do 6º B, vendeu as rifas e a  feliz contemplada foi a D. Rosa Frias do Casal do Giro – Antas. 
Muitos Parabéns!
Aproveitamos também, para agradecer a todos os professores e funcionários da EBI/JI que contribuíram com os produtos para o Cabaz e principalmente pela disponibilidade demonstrada.
Um bem-haja!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A escritora VANDA MARQUES nas EB das Relvas, Casal da Marinha, Carvalhal Benfeito e Peso

Numa iniciativa da Biblioteca Escolar da EBI/JI, a escritora Vanda Marques esteve nos dias 23 e 25 de Novembro, nas Escolas Básicas do Casal da Marinha, Relvas, Carvalhal Benfeito e Peso para contar a história do seu livro D. Nuno, O Santo cavaleiro.
A escritora, mais uma vez deliciou os mais pequenos, dando a conhecer a vida de uma das personagens mais importantes da História de Portugal.
 
Depois de contar a história, a escritora conversou com os alunos que responderam às suas perguntas e até a surpreenderam, com tanta coisa que tinham aprendido! Aprenderam sobretudo que há valores na vida que são muito importantes como a bondade, a humildade, a persistência, a partilha ou o respeito.

Concurso para os alunos do 2.º Ciclo

O semanário SOL associa-se ao Plano Nacional de Leitura, numa acção que se destina a todos os alunos do 2º ciclo e que tem como finalidade estimular os hábitos de leitura nos mais novos.
Os alunos interessados em participar nesta iniciativa, têm apenas de escrever um conto que dê seguimento a um dos livros da colecção CLÁSSICOS PORTUGUESES CONTADOS ÀS CRIANÇAS, editada pelo semanário SOL. 

Informa-te junto da tua professora de Língua Portuguesa, na biblioteca ou na página do Plano Nacional de Leitura, aqui: 


Os PRÉMIOS SÃO FANTÁSTICOS! 

PARTICIPA!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

UMA AVENTURA LITERÁRIA

Já está a decorrer o concurso "Uma aventura literária 2011". Informa-te com o teu professor de Língua Portuguesa, na Biblioteca ou clica na imagem:

CONCORRE!!!!


Para te inscreveres, clica aqui:

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Bolinho à mistura com bruxinhas, morceguinhos e muito mais!

Na passada 6ª feira, dia 29 de Outubro o ambiente foi de festa na nossa escola. Foram proporcionadas aos alunos diversas actividades, não tem faltado a confecção de pequenas broas para o “Pão-por-Deus, de saquinhos para recolher as oferendas e de pinturas faciais de aranhas, bruxinhas e outros simpáticos seres. Neste dia tivemos também a visita dos idosos do Centro de dia de Alvorninha que não se cansaram de admirar a escola dizendo não terem palavras para expressar o quanto é bonita. Os alunos gostaram de ouvir e, solícitos, foram mostrando todos os trabalhos de embelezamento e decoração já realizados.
A Biblioteca Escolar também marcou presença tendo sido apresentado naquele espaço, durante a manhã, pela professora Tânia Silva, o livro de Emily Horn, com ilustrações de Pawel Pawlak. 
Os alunos gostaram da história e da personagem principal, o Leonardo, o gato preto que queria encontrar uma bruxa e nem foram precisos feitiços ou poções mágicas para que se mantivessem atentos.
Durante a tarde foram disponibilizados vários exemplares deste livro aos alunos e mais uma vez foi muito gratificante constatar que os alunos os solicitavam e os liam com prazer.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vanda Marques nas bibliotecas da EBI/JI de Santa Catarina e de Alvorninha

“Há muito, muito tempo atrás, vivia no Reino de Portugal um menino chamado Nuno. Nuno era um sonhador, passava horas e horas a brincar com a sua espada de madeira e a imaginar que era forte e valente, como os cavaleiros do Rei Artur.”
É assim que começa a história do livro que a Vanda veio contar, no dia 25 de Outubro na biblioteca da EBI/JI e no dia 28 de Outubro, na biblioteca de Alvorninha.
Utilizando uma linguagem simples e carinhosa a escritora deu a conhecer , aos mais pequenos,  uma das personagens mais importantes da História de Portugal.
O entusiasmo foi grande, fizeram-se muitas perguntas, os mais pequenos aprenderam novas palavras, falou-se de valores, como a partilha e a bondade e os autógrafos foram muitos!
Na biblioteca de Alvorninha, duas encarregadas de educação aceitaram o nosso convite e assistiram também à apresentação do livro.
No final, a escritora foi surpreendida, pelos alunos do 4.º ano da EB de Alvorninha, com a canção "A Batalha de Aljubarrota".
Ora vejam!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A "revolução" do 5 de Outubro na biblioteca da EBI/JI de Santa Catarina



No passado dia 6 de Outubro o espírito republicano tomou conta da Escola Básica Integrada de Santa Catarina com a comemoração do Centenário da República. A “revolução” teve o seu início na escadaria dos alunos de 3º ciclo com a inauguração do painel de azulejos, obra de magníficos artistas do 6º ano, turma B, do ano lectivo anterior, que com o apoio dos professores de EVT deram largas à imaginação e criaram arte para deleite geral da nossa escola.


Após o entoar do hino nacional, a Biblioteca tornou-se o foco da cultura republicana, de manhã, com a leitura aos alunos do 1º ciclo, no âmbito das “histórias com História…”, das aventuras do “Soldado Milhões”, um herói até hoje anónimo da 1ª Guerra Mundial. Da parte da tarde, os alunos de 9º ano foram os convidados de honra da leitura dramatizada, pela professora Sónia Araújo, dos “Dias da Revolução Republicana”. 


A nossa Biblioteca tornou-se por momentos na sala de estar de uma testemunha dos acontecimentos que há cem anos mudaram o país e que para muitos dos jovens presentes era uma realidade desconhecida.

O 5 de Outubro de 1910 explicado às crianças na biblioteca da EB de Alvorninha

No dia 6 de Outubro, logo ao início das aulas, os alunos dos 3º e 4º anos da nossa escola foram à biblioteca assistir a uma apresentação em powerpoint intitulada “ O Fim da Monarquia – 5 de Outubro de 1910” baseada no livro com o mesmo título da Editora QUIDNOVI. Procurou-se sensibilizar os alunos para o panorama político e social da época, mais precisamente para o que se passou desde o ultimato inglês em 1890.
Penso que a aposta foi ganha, pois possível dar um fio condutor aos acontecimentos, levar os alunos a perceberem o movimento republicano e que representou e representa para nós, a julgar pela pertinência dos comentários dos alunos.
Depois da vez dos alunos mais velhos seguiu-se a dos alunos dos 1º e 2º anos e, desta feita, puderam apreciar dois álbuns fotográficos digitais com fotos tiradas entre 1900 e 1911. A ideia era mostrar aos alunos as fotos, como se tratassem de álbuns de família e, em amena conversação, ouvir os seus comentários, responder às suas questões e desta forma ajudá-los a construir o cenário daquela época. O interesse que os alunos depositaram nesta actividade evidenciou-se, por exemplo, com a observação que fizeram ao facto de muitas crianças, naquele tempo, andarem descalças, enquanto outras se vestiam com muito cuidado. Ficaram admirados com o aspecto que tinham, então, alguns objectos que hoje também fazem parte da vida das pessoas.
Duas formas diferentes de se abordar “O 5 de Outubro de 1910”, mas o mesmo propósito: levar os alunos a compreenderem como viviam, o que desejavam e o que fizeram os portugueses há cem anos.