Depois de contar a história, a escritora conversou com os alunos que responderam às suas perguntas e até a surpreenderam, com tanta coisa que tinham aprendido! Aprenderam sobretudo que há valores na vida que são muito importantes como a bondade, a humildade, a persistência, a partilha ou o respeito.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
A escritora VANDA MARQUES nas EB das Relvas, Casal da Marinha, Carvalhal Benfeito e Peso
Depois de contar a história, a escritora conversou com os alunos que responderam às suas perguntas e até a surpreenderam, com tanta coisa que tinham aprendido! Aprenderam sobretudo que há valores na vida que são muito importantes como a bondade, a humildade, a persistência, a partilha ou o respeito.
Concurso para os alunos do 2.º Ciclo
O semanário SOL associa-se ao Plano Nacional de Leitura, numa acção que se destina a todos os alunos do 2º ciclo e que tem como finalidade estimular os hábitos de leitura nos mais novos.
Os alunos interessados em participar nesta iniciativa, têm apenas de escrever um conto que dê seguimento a um dos livros da colecção CLÁSSICOS PORTUGUESES CONTADOS ÀS CRIANÇAS, editada pelo semanário SOL.
Informa-te junto da tua professora de Língua Portuguesa, na biblioteca ou na página do Plano Nacional de Leitura, aqui:
Os PRÉMIOS SÃO FANTÁSTICOS!
PARTICIPA!
PARTICIPA!
terça-feira, 23 de novembro de 2010
UMA AVENTURA LITERÁRIA
Já está a decorrer o concurso "Uma aventura literária 2011". Informa-te com o teu professor de Língua Portuguesa, na Biblioteca ou clica na imagem:
CONCORRE!!!!
Para te inscreveres, clica aqui:
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Bolinho à mistura com bruxinhas, morceguinhos e muito mais!
Na passada 6ª feira, dia 29 de Outubro o ambiente foi de festa na nossa escola. Foram proporcionadas aos alunos diversas actividades, não tem faltado a confecção de pequenas broas para o “Pão-por-Deus, de saquinhos para recolher as oferendas e de pinturas faciais de aranhas, bruxinhas e outros simpáticos seres. Neste dia tivemos também a visita dos idosos do Centro de dia de Alvorninha que não se cansaram de admirar a escola dizendo não terem palavras para expressar o quanto é bonita. Os alunos gostaram de ouvir e, solícitos, foram mostrando todos os trabalhos de embelezamento e decoração já realizados. A Biblioteca Escolar também marcou presença tendo sido apresentado naquele espaço, durante a manhã, pela professora Tânia Silva, o livro de Emily Horn, com ilustrações de Pawel Pawlak.
Os alunos gostaram da história e da personagem principal, o Leonardo, o gato preto que queria encontrar uma bruxa e nem foram precisos feitiços ou poções mágicas para que se mantivessem atentos.
Durante a tarde foram disponibilizados vários exemplares deste livro aos alunos e mais uma vez foi muito gratificante constatar que os alunos os solicitavam e os liam com prazer.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Vanda Marques nas bibliotecas da EBI/JI de Santa Catarina e de Alvorninha
“Há muito, muito tempo atrás, vivia no Reino de Portugal um menino chamado Nuno. Nuno era um sonhador, passava horas e horas a brincar com a sua espada de madeira e a imaginar que era forte e valente, como os cavaleiros do Rei Artur.”
É assim que começa a história do livro que a Vanda veio contar, no dia 25 de Outubro na biblioteca da EBI/JI e no dia 28 de Outubro, na biblioteca de Alvorninha.
Utilizando uma linguagem simples e carinhosa a escritora deu a conhecer , aos mais pequenos, uma das personagens mais importantes da História de Portugal.
O entusiasmo foi grande, fizeram-se muitas perguntas, os mais pequenos aprenderam novas palavras, falou-se de valores, como a partilha e a bondade e os autógrafos foram muitos!
Na biblioteca de Alvorninha, duas encarregadas de educação aceitaram o nosso convite e assistiram também à apresentação do livro.
No final, a escritora foi surpreendida, pelos alunos do 4.º ano da EB de Alvorninha, com a canção "A Batalha de Aljubarrota".
Ora vejam!
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
A "revolução" do 5 de Outubro na biblioteca da EBI/JI de Santa Catarina
No passado dia 6 de Outubro o espírito republicano tomou conta da Escola Básica Integrada de Santa Catarina com a comemoração do Centenário da República. A “revolução” teve o seu início na escadaria dos alunos de 3º ciclo com a inauguração do painel de azulejos, obra de magníficos artistas do 6º ano, turma B, do ano lectivo anterior, que com o apoio dos professores de EVT deram largas à imaginação e criaram arte para deleite geral da nossa escola.
A nossa Biblioteca tornou-se por momentos na sala de estar de uma testemunha dos acontecimentos que há cem anos mudaram o país e que para muitos dos jovens presentes era uma realidade desconhecida.
O 5 de Outubro de 1910 explicado às crianças na biblioteca da EB de Alvorninha
No dia 6 de Outubro, logo ao início das aulas, os alunos dos 3º e 4º anos da nossa escola foram à biblioteca assistir a uma apresentação em powerpoint intitulada “ O Fim da Monarquia – 5 de Outubro de 1910” baseada no livro com o mesmo título da Editora QUIDNOVI. Procurou-se sensibilizar os alunos para o panorama político e social da época, mais precisamente para o que se passou desde o ultimato inglês em 1890.
Penso que a aposta foi ganha, pois possível dar um fio condutor aos acontecimentos, levar os alunos a perceberem o movimento republicano e que representou e representa para nós, a julgar pela pertinência dos comentários dos alunos.
Depois da vez dos alunos mais velhos seguiu-se a dos alunos dos 1º e 2º anos e, desta feita, puderam apreciar dois álbuns fotográficos digitais com fotos tiradas entre 1900 e 1911. A ideia era mostrar aos alunos as fotos, como se tratassem de álbuns de família e, em amena conversação, ouvir os seus comentários, responder às suas questões e desta forma ajudá-los a construir o cenário daquela época. O interesse que os alunos depositaram nesta actividade evidenciou-se, por exemplo, com a observação que fizeram ao facto de muitas crianças, naquele tempo, andarem descalças, enquanto outras se vestiam com muito cuidado. Ficaram admirados com o aspecto que tinham, então, alguns objectos que hoje também fazem parte da vida das pessoas.
Duas formas diferentes de se abordar “O 5 de Outubro de 1910”, mas o mesmo propósito: levar os alunos a compreenderem como viviam, o que desejavam e o que fizeram os portugueses há cem anos.
domingo, 3 de outubro de 2010
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
domingo, 12 de setembro de 2010
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Comemorar o DIA DE CAMÕES
Os alunos dos 5.º ano elaboraram poemas e acrósticos para comemorar o Dia de Camões. A actividade foi dinamizada pela professora Manuela Oliveira, de Língua Portuguesa.
Ora Vejam!
Ora Vejam!
terça-feira, 8 de junho de 2010
sábado, 5 de junho de 2010
Comemorar o DIA DA EUROPA
A biblioteca Escolar em colaboração com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas comemorou no passado 10 de Maio, o Dia da Europa.
A actividade foi dinamizada pela professora de História e colaboradora da Biblioteca, Sónia Araújo. Participaram de forma entusiástica, todos os alunos do 1.º ciclo e do 5.º ano. Se quiseres relembrar a lenda da Europa clica no título "Comemorar o DIA DA EUROPA!"
Ora vejam!
sábado, 29 de maio de 2010
quinta-feira, 27 de maio de 2010
quinta-feira, 13 de maio de 2010
domingo, 9 de maio de 2010
CONCURSO DE MARCADORES DE LIVROS E POEMAS DE ABRIL
Concurso de marcadores de livros
Obrigada pela vossa participação!
Foi ele que elaborou o marcador mais original!
O 25 de Abril e a criatividade dos nossos alunos do 5.º A e B.
Obrigada pela vossa participação!
Parabéns ao Filipe do 5.º A!
O 25 de Abril e a criatividade dos nossos alunos do 5.º A e B.
Esta actividade foi dinamizada pela professora Manuela Oliveira, de Língua Portuguesa.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





































