quarta-feira, 20 de outubro de 2010
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
A "revolução" do 5 de Outubro na biblioteca da EBI/JI de Santa Catarina
No passado dia 6 de Outubro o espírito republicano tomou conta da Escola Básica Integrada de Santa Catarina com a comemoração do Centenário da República. A “revolução” teve o seu início na escadaria dos alunos de 3º ciclo com a inauguração do painel de azulejos, obra de magníficos artistas do 6º ano, turma B, do ano lectivo anterior, que com o apoio dos professores de EVT deram largas à imaginação e criaram arte para deleite geral da nossa escola.
A nossa Biblioteca tornou-se por momentos na sala de estar de uma testemunha dos acontecimentos que há cem anos mudaram o país e que para muitos dos jovens presentes era uma realidade desconhecida.
O 5 de Outubro de 1910 explicado às crianças na biblioteca da EB de Alvorninha
No dia 6 de Outubro, logo ao início das aulas, os alunos dos 3º e 4º anos da nossa escola foram à biblioteca assistir a uma apresentação em powerpoint intitulada “ O Fim da Monarquia – 5 de Outubro de 1910” baseada no livro com o mesmo título da Editora QUIDNOVI. Procurou-se sensibilizar os alunos para o panorama político e social da época, mais precisamente para o que se passou desde o ultimato inglês em 1890.
Penso que a aposta foi ganha, pois possível dar um fio condutor aos acontecimentos, levar os alunos a perceberem o movimento republicano e que representou e representa para nós, a julgar pela pertinência dos comentários dos alunos.
Depois da vez dos alunos mais velhos seguiu-se a dos alunos dos 1º e 2º anos e, desta feita, puderam apreciar dois álbuns fotográficos digitais com fotos tiradas entre 1900 e 1911. A ideia era mostrar aos alunos as fotos, como se tratassem de álbuns de família e, em amena conversação, ouvir os seus comentários, responder às suas questões e desta forma ajudá-los a construir o cenário daquela época. O interesse que os alunos depositaram nesta actividade evidenciou-se, por exemplo, com a observação que fizeram ao facto de muitas crianças, naquele tempo, andarem descalças, enquanto outras se vestiam com muito cuidado. Ficaram admirados com o aspecto que tinham, então, alguns objectos que hoje também fazem parte da vida das pessoas.
Duas formas diferentes de se abordar “O 5 de Outubro de 1910”, mas o mesmo propósito: levar os alunos a compreenderem como viviam, o que desejavam e o que fizeram os portugueses há cem anos.
domingo, 3 de outubro de 2010
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
domingo, 12 de setembro de 2010
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Comemorar o DIA DE CAMÕES
Os alunos dos 5.º ano elaboraram poemas e acrósticos para comemorar o Dia de Camões. A actividade foi dinamizada pela professora Manuela Oliveira, de Língua Portuguesa.
Ora Vejam!
Ora Vejam!
terça-feira, 8 de junho de 2010
sábado, 5 de junho de 2010
Comemorar o DIA DA EUROPA
A biblioteca Escolar em colaboração com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas comemorou no passado 10 de Maio, o Dia da Europa.
A actividade foi dinamizada pela professora de História e colaboradora da Biblioteca, Sónia Araújo. Participaram de forma entusiástica, todos os alunos do 1.º ciclo e do 5.º ano. Se quiseres relembrar a lenda da Europa clica no título "Comemorar o DIA DA EUROPA!"
Ora vejam!
sábado, 29 de maio de 2010
quinta-feira, 27 de maio de 2010
quinta-feira, 13 de maio de 2010
domingo, 9 de maio de 2010
CONCURSO DE MARCADORES DE LIVROS E POEMAS DE ABRIL
Concurso de marcadores de livros
Obrigada pela vossa participação!
Foi ele que elaborou o marcador mais original!
O 25 de Abril e a criatividade dos nossos alunos do 5.º A e B.
Obrigada pela vossa participação!
Parabéns ao Filipe do 5.º A!
O 25 de Abril e a criatividade dos nossos alunos do 5.º A e B.
Esta actividade foi dinamizada pela professora Manuela Oliveira, de Língua Portuguesa.
MEMÓRIAS DE ABRIL
A actividade "E tu, onde estavas no Dia 25 de Abril de 1974???" contou com mais de 150 testemunhos de familiares dos nossos alunos, professores e funcionários de todo o Agrupamento.
Muito obrigada a todos. Foi fantástico!
A dinamização da actividade esteve a cargo do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e da equipa da biblioteca.
Ora vejam!
domingo, 25 de abril de 2010
25 de ABRIL
Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo
Sophia de Mello Breyner Andresen
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Dia Mundial do Livro e... histórias com ABRIL
Clica na imagem e conhece histórias de ABRIL em Banda Desenhada
Clica no CD e fica a conhecer a História do 25 de ABRIL
Subscrever:
Mensagens (Atom)










































