Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo
Sophia de Mello Breyner Andresen
domingo, 25 de abril de 2010
25 de ABRIL
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Dia Mundial do Livro e... histórias com ABRIL
Clica na imagem e conhece histórias de ABRIL em Banda Desenhada
Clica no CD e fica a conhecer a História do 25 de ABRIL
domingo, 18 de abril de 2010
MEMÓRIAS DE ABRIL
O maior património histórico reside na nossa memória.
Partilhe connosco as suas lembranças dê-nos o seu testemunho por escrito, em fotos, jornais ou objectos da época que marcaram a sua experiência do 25 de Abril de 1974.
Não deixe de participar, todas as memórias são preciosas!!!!
Ainda a SEMANA DA LEITURA ...
LENDO, LENDO, LENDO… NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA CATARINA
Pelo quarto ano consecutivo, o Plano Nacional de Leitura veio propor às escolas e aos agrupamentos que comemorassem a Semana da Leitura, sugerindo para tal a primeira semana de Março. E, pelo quarto ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Santa Catarina celebrou o livro e a leitura, entre os dias 1 e 12 de Março. Durante estes dias, os livros estiveram ainda mais presentes do que durante o resto do ano e houve várias actividades que, certamente, ficarão na memória de todos os que nelas participaram ou assistiram. Assim, recebemos a visita da “contadora de histórias” (como ela faz questão de se definir) Julieta Franco, que abriu as portas do seu Mundo de Fantasia aos nossos alunos do 5.º ano – a Biblioteca foi invadida por personagens feitas de trapo… e de sonhos. No dia 11, os alunos do 6.º, 7.º e 8.º ano confraternizaram com a pintora e poetisa Henriqueta Castanhinha que trouxe a sua sensibilidade, através da música de Bach, dos seus quadros e do seu livro de poesia, deixando aos nossos alunos uma mensagem muito importante. "Não podemos desistir dos nossos projectos. Temos sempre de acreditar nos nossos sonhos, pois esse é o primeiro passo para conseguirmos concretizá-los".
Sendo este o ano em que se comemora o Centenário da República, porque não aliar os dois eventos? Assim, surgiram as “Vozes da República”, em que professores do agrupamento encarnaram poetas que escreveram nesta época. Num espaço criado para lembrar o café e restaurante Martinho da Arcada, reuniram-se Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Florbela Espanca, José de Almada Negreiros e António Aleixo, que deliciaram a audiência com as suas palavras. Este espectáculo foi precedido por um trabalho de alunos do 9.ºA, que declamaram poesia ao som de uma guitarra, e terminou com os alunos do 9.ºD a tocaram e cantarem o mais conhecido poema de Florbela Espanca, “Ser Poeta”, enquanto uma aluna do 9.ºB dançava.
E tantas outras actividades… os pais, avós, irmãos e afins vieram contar e cantar histórias às salas de aula dos seus familiares, alunos do 7.º A leram histórias aos meninos do 1.º ciclo, alunos do 8.ºB representaram a peça “Eu, tu, ele, nós, vós, eles”, da autoria de Sérgio Godinho, alunos do 9.º A leram poesia nas salas de aula dos três ciclos, uma educadora percorreu todos os jardins de infância do agrupamento, para contar histórias aos meninos, leu-se no refeitório, comeu-se Sopa de Letras… e abriu-se e fechou-se este evento com o “Tempo de Ler”, quarenta e cinco minutos de leitura recreativa, no dia 1, de manhã, e no dia 12, à tarde – em que todos os elementos da comunidade educativa foram convidados a suspenderem as suas actividades para, pura e simplesmente, lerem.
Foi uma (duas…) semana tão cheia que não há palavras para agradecer a todos os que colaboraram, abdicando do seu tempo livre em prol dos livros e da leitura. A todos, BEM-HAJAM pela vossa generosidade!
Generosidade; qualidade de quem se entrega com devoção, na realização de alguma coisa; qualidade de quem é capaz de dádiva gratuita, de sacrificar o interesse pessoal em benefício dos outros; disposição para dar além daquilo a que se está obrigado.
A Coordenadora do PNL
Sílvia Pedro
A Professora Bibliotecária
Eudora Pereira
domingo, 14 de março de 2010
SEMANA DA LEITURA com OLHARES...
A poeta e pintora Henriqueta Castanhinha trouxe-nos a sua sensibilidade e deixou nos nossos alunos uma mensagem muito importante. "Não podemos desistir dos nossos projectos. Temos sempre de acreditar nos nossos sonhos, pois esse é o primeiro passo para conseguirmos concretizá-los".
domingo, 7 de março de 2010
SEMANA DA LEITURA com... Vozes da República
A generosidade com que professores e alunos recriaram o ambiente do início do século XX, deixou-nos sem palavras. As imagens falam por si.
sexta-feira, 5 de março de 2010
A SEMANA DA LEITURA começou assim...
Na passada Segunda-feira todo o Agrupamento parou para ler. Todos leram durante 45 minutos e à semelhança do ano anterior fez-se novamente silêncio! Ora vejam!
e continua assim...
e continua assim...
segunda-feira, 1 de março de 2010
Feeling pela leitura: Gotta Keep Readin
Este vídeo foi gravado em Dezembro de 2009 e juntou 1600 alunos na escola Ocoee Middle School - Florida, EUA
Aqui fica um cheirinho da letra... diverte-te e lê!
Pick up that book
And turn the page
You’ll never know
Just what you’ll find
Information
Or Fantasy
Drama and Art
All make you smart!
I know that you’ll have a ball
If you turn off the TV and just read them all
Just think, with a book you’ll be so entertained
Aqui fica um cheirinho da letra... diverte-te e lê!
Gotta Keep Reading
Cause this book’s gonna be a good book
Cause this book’s gonna be a good book
Cause this book’s gonna be a good good
book to read
Cause this book’s gonna be a good book
Cause this book’s gonna be a good book
Cause this book’s gonna be a good good
book to read
And turn the page
You’ll never know
Just what you’ll find
Information
Or Fantasy
Drama and Art
All make you smart!
I know that you’ll have a ball
If you turn off the TV and just read them all
Just think, with a book you’ll be so entertained
sábado, 27 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
As alunas que vão participar no Concurso Nacional de Leitura têm de ler A CASA DAS BENGALAS e AS AVENTURAS DE TOM SAWYER.
Sinopse
Tom é um dos rapazes «maus» da sua terra natal, St. Petersburg, Missouri. Temerário, preguiçoso, curioso, é mau aluno e uma constante ameaça para a sua tia Polly. Os esquemas que arranja para se escapar a trabalhos, à escola e a castigos são verdadeiramente sublimes. No entanto, no seu próprio mundo, um mundo de rios, florestas, grutas e ilhas encontra-se no seu elemento. E aí é um herói. Este cuidadoso equilíbrio entre a nostalgia e a crueldade, e a recriação de um mundo ensolarado onde o espírito vive em liberdade, colocam esta história de aventuras juvenis para sempre no coração e memória de todos os seus leitores. É considerada por muitos a maior homenagem jamais escrita à infância.
OLIMPÍADAS DA LEITURA
A CASA DAS BENGALAS, do escritor António Mota foi o livro seleccionado para participares nas Olimpíadas da Leitura.
Informa-te na Biblioteca!
Sinopse
Informa-te na Biblioteca!
Sinopse
Um avô que fica sozinho na aldeia. A cidade não o seduz, apesar de aí residir a escassa família que possui. O recurso a um lar de idosos para afastar a solidão daquele avô que precisa que alguém cuidasse dele. As visitas da família são frequentes mas rápidas, pois os visitantes "desta casa têm sempre muita pressa". Mas há o neto que não se esquece do que o avô lhe ensinou e está sempre pronto a satisfazer-lhe todos os caprichos. Prémio António Botto.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
EXPOSIÇÃO "Maria Veleda"
Pioneira na luta pela educação das crianças e pelos direitos das mulheres e na propaganda dos ideais republicanos, destaca-se como uma das mais importantes dirigentes do primeiro movimento feminista português. Dedicou a vida aos ideais de justiça, liberdade, igualdade e democracia empenhando-se na construção de uma sociedade melhor.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)







































