Mostrar mensagens com a etiqueta Promoção da Leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Promoção da Leitura. Mostrar todas as mensagens

domingo, 15 de maio de 2011

BATALHA DE LEITURA|POESIA

A Daniela Silva do 5.º A e a Inês Santos do 7.º C foram apuradas para representar a nossa escola na final da Batalha de Leitura|Poesia que se realizará,  no dia 20 de Maio, no Parque D. Carlos I nas Caldas da Rainha. Conforme já foi divulgado a iniciativa contará com a participação de todas as escolas do 2º e 3º ciclo e secundário, do concelho de Caldas da Rainha e Óbidos.

As grandes finalistas,  Daniela e a Inês

Na primeira fase do concurso participaram todas as turmas do 2.º e 3.º ciclo. As turmas foram representadas na segunda fase do concurso pela Daniela Silva do 5.º A, o Marcelo Alves do 5.º B, a Andreia Susano do 5.ºC, a Inês Morgado do 6.º A, a Marta Lopes do 6.º B, a Joana mATEUS do 6.º C, o Ricardo Antunes do 7.º A, o Rafael Fialho do 7.º B, a Inês Santos do 7.º C, a Sara Funcheira do 8.º A, a Rita Vicente do 8.º B, o Tiago Marques do 8.º C, a Patrícia Inácio do 9.º A, a Rita Correia do 9.º B e o David Marques do 9.º C. A biblioteca escolar agradece a todos os alunos que participaram e a todos os professores que colaboraram nesta iniciativa.

Parabéns a todos! Força Daniela e Inês!!!!

Os alunos finalistas do 2.º ciclo


quinta-feira, 14 de abril de 2011

SEMANA DA LEITURA 2011

Pelo quinto ano consecutivo, o Plano Nacional de Leitura veio propor às escolas e aos agrupamentos que comemorassem a Semana da Leitura. E, pelo quinto ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Santa Catarina celebrou o livro e a leitura, entre os dias 21 de Março e 8 de Abril. Durante estes dias, os livros estiveram ainda mais presentes do que durante o resto do ano e houve várias actividades que, certamente, ficarão na memória de todos os que nelas participaram ou assistiram. Assim, recebemos a visita da “contadora de histórias” (como ela faz questão de se definir) Julieta Franco, que abriu as portas do seu Mundo de Fantasia, desta vez, para os nossos alunos do primeiro ciclo – as bibliotecas da EBI/JI e de Alvorninha foram invadidas por personagens feitas de trapo… e de sonhos. Também Vanda Furtado Marques esteve no dia 28 de Março na EB de Alvorninha e a 31 de Março nos Jardins do Carvalhal Benfeito e Antas e na BE da EBI/JI, onde apresentou o seu último livro – O Rei e a Estrela - aos meninos do pré-escolar. No último dia, 8 de Abril, tivemos a visita de um jovem que se inicia na arte da poesia, Tiago d’Almeida, que veio apresentar o seu livro Versos Rasgados…aos alunos dos 8º e 9º anos.
Mas tivemos também a primeira fase das Batalhas da Leitura|Poesia, uma acção promovida pelas bibliotecas em articulação com a coordenação do PNL e professores de Língua Portuguesa (das escolas do 2º e 3º ciclos e secundário dos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos), nas quais participaram todos os alunos dos 2º e 3º ciclos da EBI/JI; as “histórias com História” animaram, igualmente, a biblioteca da EBI/JI, numa apresentação feita pela professora Sónia Araújo, da equipa da biblioteca escolar, para os alunos do 5º ano; a segunda fase das Olimpíadas da Leitura, o Concurso de Ortografia dinamizado pelas professoras de Língua Portuguesa (com participação de todos os alunos do 5º e do 6º anos), a Feira do Livro… A leitura de poemas na biblioteca da EBI/JI, pelos alunos do 5º C sob orientação da professora de Língua Portuguesa e construíram a Árvore da Poesia; A participação dos alunos Carolina Roque Santos e Filipe Antunes do Couto do 6ºA e da aluna Joana Carolina Mateus do 6ºC no Concurso “O Cartaz da Minha Escola”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, no âmbito da Semana da leitura e subordinado ao tema Leitura, Floresta e Energia… Um agradecimento especial às professoras Manuela Oliveira e Susana Silva, sem as quais estas actividades não teriam sido possíveis!   
As alunas Beatriz Luís, do 7ºC, Ana Margarida Pinto, do 8ºC, e Raquel Rocha, do 9ºA, que participaram na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu em Alcobaça. A Raquel Rocha, do 9ºA que passou à fase final do mesmo concurso realizado no dia 2 de Abril, no cineteatro de Alcobaça e embora não tenha passado à fase nacional que decorrerá em Lisboa, em Junho, esteve muito bem e merece os nossos parabéns!
E tantas outras actividades… os pais, avós e e irmãos vieram contar e cantar histórias às salas de aula dos seus familiares, alunas do 6º A  e do 9º A leram histórias aos meninos do pré-escolar e do 1º ciclo … e houve lugar para o já tradicional “Tempo de Ler”, quarenta e cinco minutos de leitura recreativa, no dia 25 de Março, de manhã – em que todos os elementos da comunidade educativa foram convidados a suspenderem as suas actividades para, pura e simplesmente, lerem.
Foi uma (três…) semana tão cheia, que não há palavras para agradecer a todos os que colaboraram, abdicando do seu tempo livre em prol dos livros e da leitura. A todos, BEM-HAJAM!

Eudora Pereira (professora bibliotecária)
Sílvia Pedro (coordenadora do Plano Nacional de Leitura)




sábado, 9 de abril de 2011

BIBLIOBURRO


Luís Soriano, professor, natural de La Gloria, Colômbia com o objectivo de fazer chegar livros às zonas rurais criou o “Biblioburro”. Acredita que deste modo pode melhorar a vida dessas populações. Para isso utiliza dois burros, o Alfa e o Beto que transportam as mais diversas leituras. Semanalmente, aventura-se a percorrer essas zonas rurais, onde encontra, as crianças à sua espera, para o ouvirem contar uma história e fazer a requisição domiciliária.

É fantástico!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Concurso Nacional de Leitura

A Raquel, a Ana Margarida, a Beatriz e a professora Silvia no auditório da BM de Alcobaça

As alunas Beatriz Luís (7.ºC), Ana Margarida Pinto (8.ºC) e Raquel Rocha (9.ºA) participaram hoje, dia 28 de Março, na final distrital do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu em Alcobaça. Acompanhadas pelas professoras Eudora Pereira e Sílvia Pedro, foram muito bem recebidas na Biblioteca Municipal, onde prestaram provas escritas, bem como colegas de outras escolas do distrito, enquanto os professores eram brindados com uma visita guiada ao Mosteiro de Alcobaça. Seguiu-se um peddy-paper no Mosteiro, onde alunos e professores   conviveram e passaram momentos muito agradáveis. A manhã terminou com um almoço servido nas instalações da Biblioteca Municipal. 

Parabéns às três alunas e à Raquel, em particular, pois encontra-se entre os oito alunos do terceiro ciclo do distrito de Leiria que vão apresentar provas orais, no próximo sábado, dia 2 de Abril. Destes oito alunos, quatro serão os representantes do distrito na final nacional, que será transmitida pela RTP.

Boa sorte!
Concurso Nacional de Leitura - Biblioteca de Alcobaça

SEMANA DA LEITURA com... contadores de histórias e escritores

segunda-feira, 21 de março de 2011

Tempo de ler...


            O nosso agrupamento irá comemorar a Semana da Leitura 2011 entre 21 de Março e 8 de Abril.
            Esta iniciativa, da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura, destina-se a celebrar e incentivar o prazer de ler entre crianças, jovens e adultos.
            Vamos desenvolver várias actividades e repetir uma que foi um sucesso:
Tempo de ler…
            Assim, no dia 25 de Março, às 10h15, vamos parar tudo o que estivermos a fazer e vamos, durante 45 minutos, dedicar-nos ao prazer da leitura. Toda a comunidade escolar é convidada a
Parar para Ler…
            Cada aluno, professor ou funcionário do Agrupamento deverá trazer um livro para a sua leitura.
            Contamos com a participação entusiástica de todos…
                       
                Boas leituras!

sexta-feira, 18 de março de 2011

POESIA EM FOLHAS A4

No dia 21 de Março comemora-se o Dia Mundial da POESIA.
Escreve um poema e vem até à biblioteca da EBI/JI  ajudar a construir a ÁRVORE DA POESIA.

Contamos contigo!

quinta-feira, 17 de março de 2011

SEMANA DA LEITURA - convite

Aos pais e encarregados de educação:
         
         O PLANO NACIONAL DA LEITURA propôs a todas as escolas que organizassem actividades educativas para comemorar a Semana da Leitura 2011 que, no nosso agrupamento, irá decorrer de 21 de Março a 8 de Abril. São três Semanas da Leitura!
            É com prazer que a nossa escola adere novamente a esta iniciativa, destinada a celebrar e incentivar a leitura entre crianças e jovens.
            Eis algumas das actividades que iremos realizar:
- Leituras na sala de aula e na biblioteca
- Encontros com escritores
- Olimpíadas da Leitura
- Exposição de trabalhos dos alunos
- Decoração da escola

Gostaríamos de poder contar com pais, outros familiares e amigos para virem à escola:
·         Apresentar aos alunos da turma um livro que considerem apropriado ou contarem uma história com o apoio de um livro.
Gostaríamos também de poder contar convosco para em casa:
·          Lerem com o(a) vosso(a) filho(a) uma história, um poema, ou um livro.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

histórias com História

Nomes, datas e locais são normalmente os ingredientes da História, mas este ano a Escola de Santa Catarina pretende avivar a curiosidade dos seus alunos e dar-lhes a conhecer as outras histórias da História.
Usamos como desculpa os nomes, os locais e as datas e procuramos os alicerces do nosso saber e do nosso ser. Começámos pelos alunos de 1º ciclo.
Assim, em Outubro descobrimos um “soldado milhões” que na 1ª Guerra glorificou a nação portuguesa não pelos mortos que fez, mas pelos vivos que salvou. A um de Novembro vimos Lisboa tremer (de 1755, claro!) e conhecemos o rei D. José e o seu marquês de Pombal através da aguadeira de serviço. No mês de Dezembro o espírito de Natal conquistou-nos e a partir da história A noite de Natal fomos à descoberta do passado e do presente do Natal e dos seus símbolos. O desafio alargou-se aos quintos anos e a partir da leitura do livro Os três reis do Oriente, os alunos foram convidados a criar um Rei Mago e a prolongar o espírito natalício.
O labirinto da História é rico e aliciante vem descobri-lo connosco ao longo do ano, numa biblioteca (muito especial) perto de ti!

Sónia Araújo


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Concurso para os alunos do 2.º Ciclo

O semanário SOL associa-se ao Plano Nacional de Leitura, numa acção que se destina a todos os alunos do 2º ciclo e que tem como finalidade estimular os hábitos de leitura nos mais novos.
Os alunos interessados em participar nesta iniciativa, têm apenas de escrever um conto que dê seguimento a um dos livros da colecção CLÁSSICOS PORTUGUESES CONTADOS ÀS CRIANÇAS, editada pelo semanário SOL. 

Informa-te junto da tua professora de Língua Portuguesa, na biblioteca ou na página do Plano Nacional de Leitura, aqui: 


Os PRÉMIOS SÃO FANTÁSTICOS! 

PARTICIPA!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

UMA AVENTURA LITERÁRIA

Já está a decorrer o concurso "Uma aventura literária 2011". Informa-te com o teu professor de Língua Portuguesa, na Biblioteca ou clica na imagem:

CONCORRE!!!!


Para te inscreveres, clica aqui:

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Bolinho à mistura com bruxinhas, morceguinhos e muito mais!

Na passada 6ª feira, dia 29 de Outubro o ambiente foi de festa na nossa escola. Foram proporcionadas aos alunos diversas actividades, não tem faltado a confecção de pequenas broas para o “Pão-por-Deus, de saquinhos para recolher as oferendas e de pinturas faciais de aranhas, bruxinhas e outros simpáticos seres. Neste dia tivemos também a visita dos idosos do Centro de dia de Alvorninha que não se cansaram de admirar a escola dizendo não terem palavras para expressar o quanto é bonita. Os alunos gostaram de ouvir e, solícitos, foram mostrando todos os trabalhos de embelezamento e decoração já realizados.
A Biblioteca Escolar também marcou presença tendo sido apresentado naquele espaço, durante a manhã, pela professora Tânia Silva, o livro de Emily Horn, com ilustrações de Pawel Pawlak. 
Os alunos gostaram da história e da personagem principal, o Leonardo, o gato preto que queria encontrar uma bruxa e nem foram precisos feitiços ou poções mágicas para que se mantivessem atentos.
Durante a tarde foram disponibilizados vários exemplares deste livro aos alunos e mais uma vez foi muito gratificante constatar que os alunos os solicitavam e os liam com prazer.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vanda Marques nas bibliotecas da EBI/JI de Santa Catarina e de Alvorninha

“Há muito, muito tempo atrás, vivia no Reino de Portugal um menino chamado Nuno. Nuno era um sonhador, passava horas e horas a brincar com a sua espada de madeira e a imaginar que era forte e valente, como os cavaleiros do Rei Artur.”
É assim que começa a história do livro que a Vanda veio contar, no dia 25 de Outubro na biblioteca da EBI/JI e no dia 28 de Outubro, na biblioteca de Alvorninha.
Utilizando uma linguagem simples e carinhosa a escritora deu a conhecer , aos mais pequenos,  uma das personagens mais importantes da História de Portugal.
O entusiasmo foi grande, fizeram-se muitas perguntas, os mais pequenos aprenderam novas palavras, falou-se de valores, como a partilha e a bondade e os autógrafos foram muitos!
Na biblioteca de Alvorninha, duas encarregadas de educação aceitaram o nosso convite e assistiram também à apresentação do livro.
No final, a escritora foi surpreendida, pelos alunos do 4.º ano da EB de Alvorninha, com a canção "A Batalha de Aljubarrota".
Ora vejam!