terça-feira, 10 de maio de 2011

25 de Abril, sempre!

“25 de Abril, sempre!” Este famoso grito da luta democrática dos anos 70 em Portugal foi o mote para as comemorações da Revolução dos Cravos na EBI/JI de Santa Catarina.

Com os olhos nos factos passados mas com a mente no futuro propusemo-nos a envolver a comunidade escolar em actividades que relembrassem os valores pelos quais centenas de pessoas lutaram naquela madrugada de Abril.
Assim, de 26 a 29 de Abril todos se envolveram no processo revolucionário de construção de uma democracia. Com a ajuda dos alunos das turmas 8º C e 9º C foram elaborados powerpoints temáticos que nos levaram a conhecer valores como a democracia, a igualdade e a liberdade, do corpo e do espírito, e a redescobrir alguns dos factos e músicas que marcaram a nossa história e, consequentemente, a nossa identidade nacional. 

Workshop Sub18

Na tentativa de preservar as memórias de uma comunidade a BE recuperou no seu espaço a ideia do Mural de Abril e organizou uma mostra do seu espólio “mais revolucionário”. Ainda com o apoio precioso da BE foram dinamizados, no dia 27 de Abril, dois workshops com as turmas de 8º e 9º ano, com o intuito de debater o que é a política e apelar à participação cívica dos jovens, pois só assim a democracia perdurará. Esta actividade intitulou-se “Workshop sub 18” e foi dinamizada com a presença de representantes da nossa política, nomeadamente, um deputado da Assembleia da República e um vereador de uma autarquia.

"histórias com História na biblioteca" com "Vamos a Votos!"

Os mais pequenos tiveram no dia 29 de Abril o seu apelo à cidadania, mediante a participação no projecto “histórias com História” dinamizado pela professora Sónia Araújo. Assim, as turmas de 6º ano ouviram a história “Vamos a votos!” de José Jorge Letria e reflectiram sobre a importância de expressar a sua vontade de uma forma democrática. As turmas do 1º ciclo descobriram através da história “O andarilho da voz de ouro”, J. Jorge Letria, um outro protagonista da Revolução e (re)visitaram a sua música numa actividade intitulada “Zeca Sempre”.
A forte e activa participação dos alunos levam-nos a pensar que a Revolução continua e que o 25 de Abril acontece realmente todos os anos, mostrando-se como um projecto de futuro!


Através das "histórias com História" na biblioteca, os alunos do 1.º ciclo ficaram a conhecer  Zeca Afonso
 
Sónia Araújo 

Sem comentários:

Enviar um comentário