quinta-feira, 14 de abril de 2011

SEMANA DA LEITURA 2011

Pelo quinto ano consecutivo, o Plano Nacional de Leitura veio propor às escolas e aos agrupamentos que comemorassem a Semana da Leitura. E, pelo quinto ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Santa Catarina celebrou o livro e a leitura, entre os dias 21 de Março e 8 de Abril. Durante estes dias, os livros estiveram ainda mais presentes do que durante o resto do ano e houve várias actividades que, certamente, ficarão na memória de todos os que nelas participaram ou assistiram. Assim, recebemos a visita da “contadora de histórias” (como ela faz questão de se definir) Julieta Franco, que abriu as portas do seu Mundo de Fantasia, desta vez, para os nossos alunos do primeiro ciclo – as bibliotecas da EBI/JI e de Alvorninha foram invadidas por personagens feitas de trapo… e de sonhos. Também Vanda Furtado Marques esteve no dia 28 de Março na EB de Alvorninha e a 31 de Março nos Jardins do Carvalhal Benfeito e Antas e na BE da EBI/JI, onde apresentou o seu último livro – O Rei e a Estrela - aos meninos do pré-escolar. No último dia, 8 de Abril, tivemos a visita de um jovem que se inicia na arte da poesia, Tiago d’Almeida, que veio apresentar o seu livro Versos Rasgados…aos alunos dos 8º e 9º anos.
Mas tivemos também a primeira fase das Batalhas da Leitura|Poesia, uma acção promovida pelas bibliotecas em articulação com a coordenação do PNL e professores de Língua Portuguesa (das escolas do 2º e 3º ciclos e secundário dos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos), nas quais participaram todos os alunos dos 2º e 3º ciclos da EBI/JI; as “histórias com História” animaram, igualmente, a biblioteca da EBI/JI, numa apresentação feita pela professora Sónia Araújo, da equipa da biblioteca escolar, para os alunos do 5º ano; a segunda fase das Olimpíadas da Leitura, o Concurso de Ortografia dinamizado pelas professoras de Língua Portuguesa (com participação de todos os alunos do 5º e do 6º anos), a Feira do Livro… A leitura de poemas na biblioteca da EBI/JI, pelos alunos do 5º C sob orientação da professora de Língua Portuguesa e construíram a Árvore da Poesia; A participação dos alunos Carolina Roque Santos e Filipe Antunes do Couto do 6ºA e da aluna Joana Carolina Mateus do 6ºC no Concurso “O Cartaz da Minha Escola”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, no âmbito da Semana da leitura e subordinado ao tema Leitura, Floresta e Energia… Um agradecimento especial às professoras Manuela Oliveira e Susana Silva, sem as quais estas actividades não teriam sido possíveis!   
As alunas Beatriz Luís, do 7ºC, Ana Margarida Pinto, do 8ºC, e Raquel Rocha, do 9ºA, que participaram na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu em Alcobaça. A Raquel Rocha, do 9ºA que passou à fase final do mesmo concurso realizado no dia 2 de Abril, no cineteatro de Alcobaça e embora não tenha passado à fase nacional que decorrerá em Lisboa, em Junho, esteve muito bem e merece os nossos parabéns!
E tantas outras actividades… os pais, avós e e irmãos vieram contar e cantar histórias às salas de aula dos seus familiares, alunas do 6º A  e do 9º A leram histórias aos meninos do pré-escolar e do 1º ciclo … e houve lugar para o já tradicional “Tempo de Ler”, quarenta e cinco minutos de leitura recreativa, no dia 25 de Março, de manhã – em que todos os elementos da comunidade educativa foram convidados a suspenderem as suas actividades para, pura e simplesmente, lerem.
Foi uma (três…) semana tão cheia, que não há palavras para agradecer a todos os que colaboraram, abdicando do seu tempo livre em prol dos livros e da leitura. A todos, BEM-HAJAM!

Eudora Pereira (professora bibliotecária)
Sílvia Pedro (coordenadora do Plano Nacional de Leitura)




Sem comentários:

Enviar um comentário