sexta-feira, 15 de abril de 2011

Semana da Leitura em destaque na biblioteca de Alvorninha

 Escritora e contadora encantam
No conjunto das iniciativas da Semana da Leitura que no caso do nosso agrupamento se estendeu por três semanas, de 21 de Março a 8 de Abril, foram várias as iniciativas de que já fomos dando conta neste jornal, apenas mais uma nota para destacar a contadora de histórias Julieta Franco que presenteou alunos e professores do 1º Ciclo com o seu mundo de trapos e de sonhos, onde alegres, coloridas e simpáticas personagens, recriadas em fantoches, manuseados com a participação dos alunos, contaram a história “O sonho da princesa Clarice”, para encanto de todos os presentes. No final houve pozinhos da lua e guizinhos para todos, espalhando-se a magia da Fada das Cores por toda a nossa escola. A escritora Vanda Furtado Marques apresentou às turmas do pré-escolar o seu livro “A Estrela do Rei”, vestida em sintonia com o livro, o cabelo enfeitado de estrelas e com uma cana de pescar estrelas cativou a plateia com uma história que nos ensina a aceitar que não podemos ter tudo o que queremos. Vários encarregados de educação vieram à escola, ler livros para os alunos, o que muito agradou a todos e deixou cheios de orgulho os respectivos educandos. O destaque vai ainda para a exposição intitulada “A Floresta Encantada” onde doze quadros de alunos do 4º  E recriam uma floresta mágica onde vivem em harmonia seres da natureza e seres fantásticos: duendes, gnomos, fadas, elfos…



Mais iniciativas da Semana da leitura
Prémios para quem lê 
No passado dia 25 de Março foram entregues aos alunos vencedores os prémios da iniciativa “Cada vez leio +”. Esta iniciativa visa premiar os alunos que leram durante mais tempo na biblioteca. Foi uma das formas que encontrámos para estimular a leitura autónoma nos alunos e aumentar o tempo a ela dedicado. A vencedora foi a Margarida Costa do 2ºB com 77 minutos de leitura, mas a turma do 2º B também está de parabéns, pois 9 dos 10 alunos premiados pertencem a esta turma.

“Leituras Luminosas - Plantar poesia”
No dia 8 de Abril, último dia da Semana da Leitura, alunos e professores juntaram-se no espaço da biblioteca para dizer poesia. O título escolhido para a iniciativa pretende sugerir que a poesia tem o poder de iluminar a mente, por um lado e por outro lado, homenageia os Dias Mundiais da Floresta e da Poesia. As poesias escolhidas fazem parte do livro “Herbário” de Jorge Sousa Braga. Este livro tem lindas poesias para diferentes tipos de plantas. Os alunos gostaram de participar nesta actividade e no final ficou combinado mais momentos destes no 3º período.
Aqui fica uma poesia para vos aguçar o gosto!
Arte amiga do ambiente
A finalizar julgo ser merecedora de realce a decoração da nossa escola onde se procurou reutilizar materiais decorrentes de embalagens e/ou anteriormente empregues noutros artefactos ou situações. O cartão das embalagens das novas estantes da biblioteca e os jornais foram a base de inúmeras produções. A foto abaixo mostra pormenor da entrada da escola.


Sem comentários:

Enviar um comentário