quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A "revolução" do 5 de Outubro na biblioteca da EBI/JI de Santa Catarina



No passado dia 6 de Outubro o espírito republicano tomou conta da Escola Básica Integrada de Santa Catarina com a comemoração do Centenário da República. A “revolução” teve o seu início na escadaria dos alunos de 3º ciclo com a inauguração do painel de azulejos, obra de magníficos artistas do 6º ano, turma B, do ano lectivo anterior, que com o apoio dos professores de EVT deram largas à imaginação e criaram arte para deleite geral da nossa escola.


Após o entoar do hino nacional, a Biblioteca tornou-se o foco da cultura republicana, de manhã, com a leitura aos alunos do 1º ciclo, no âmbito das “histórias com História…”, das aventuras do “Soldado Milhões”, um herói até hoje anónimo da 1ª Guerra Mundial. Da parte da tarde, os alunos de 9º ano foram os convidados de honra da leitura dramatizada, pela professora Sónia Araújo, dos “Dias da Revolução Republicana”. 


A nossa Biblioteca tornou-se por momentos na sala de estar de uma testemunha dos acontecimentos que há cem anos mudaram o país e que para muitos dos jovens presentes era uma realidade desconhecida.

Sem comentários:

Enviar um comentário