quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O 5 de Outubro de 1910 explicado às crianças na biblioteca da EB de Alvorninha

No dia 6 de Outubro, logo ao início das aulas, os alunos dos 3º e 4º anos da nossa escola foram à biblioteca assistir a uma apresentação em powerpoint intitulada “ O Fim da Monarquia – 5 de Outubro de 1910” baseada no livro com o mesmo título da Editora QUIDNOVI. Procurou-se sensibilizar os alunos para o panorama político e social da época, mais precisamente para o que se passou desde o ultimato inglês em 1890.
Penso que a aposta foi ganha, pois possível dar um fio condutor aos acontecimentos, levar os alunos a perceberem o movimento republicano e que representou e representa para nós, a julgar pela pertinência dos comentários dos alunos.
Depois da vez dos alunos mais velhos seguiu-se a dos alunos dos 1º e 2º anos e, desta feita, puderam apreciar dois álbuns fotográficos digitais com fotos tiradas entre 1900 e 1911. A ideia era mostrar aos alunos as fotos, como se tratassem de álbuns de família e, em amena conversação, ouvir os seus comentários, responder às suas questões e desta forma ajudá-los a construir o cenário daquela época. O interesse que os alunos depositaram nesta actividade evidenciou-se, por exemplo, com a observação que fizeram ao facto de muitas crianças, naquele tempo, andarem descalças, enquanto outras se vestiam com muito cuidado. Ficaram admirados com o aspecto que tinham, então, alguns objectos que hoje também fazem parte da vida das pessoas.
Duas formas diferentes de se abordar “O 5 de Outubro de 1910”, mas o mesmo propósito: levar os alunos a compreenderem como viviam, o que desejavam e o que fizeram os portugueses há cem anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário